top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Campeonato Brasileiro de Vela será em dezembro no Rio de Janeiro



O ano já está perto do final, mas o calendário da vela ainda tem um importante compromisso no início de dezembro. Entre os dias 12 e 16 será realizado no Rio de Janeiro (RJ), a primeira edição Campeonato Brasileiro de Vela, que terá sede na Marina da Glória, palco das regatas olímpicas de 2016.


O evento tem como objetivo definir o timoneiro campeão nacional de cada temporada. Cada classe olímpica e pan-americana escolherá seu capitão, que por sua vez montará sua equipe para correr as regatas em estilo match, num cenário parecido com a SSL Gold Cup. As provas terão eliminatórias, semifinais e finais. Os barcos serão os J24 iguais cedidos pela CBVela.


A forma de disputa terá série eliminatória em grupos, semifinal e final. Cada equipe deverá disputar pelo menos quatro regatas na fase eliminatória. O campeão receberá o troféu Eduardo Souza Ramos, em homenagem a um dos maiores nomes da modalidade.


''Nosso objetivo é coroar o campeão ou a campeã brasileira de 2022, o melhor velejador(a) da temporada. A vela olímpica está mudando para desenvolver novos formatos e uma regata mais próxima de ter semifinais, finais tem se desenvolvido, diferente dos pontos corridos, usualmente aplicado'', disse Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.


A competição será aberta aos competidores campeões brasileiros do ano de 2021/2022 indicados pelas Classes reconhecidas pela CBVela, além de atletas da Equipe Principal do Brasil de 2022 e pelos medalhistas olímpicos do país.


Os velejadores poderão organizar a tripulação com até cinco atletas, sendo que pelo menos dois devem ser do mesmo sexo.


A organização é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e Marina da Glória.


Programação do I Campeonato Brasileiro de Vela

12/12 – Segunda-feira

10h às 17h – Inscrições

13h – Treino Livre

18h – Reunião de comandantes (obrigatória) e sorteio dos barcos

13/12 – Terça-feira

12h – Regatas Eliminatórias

14/12 – Quarta-feira

11h – Regatas Eliminatórias

15/12 – Quinta-feira

11h – Regatas Eliminatórias e semifinais

16/12 – Sexta-feira

11h – Regatas semifinais e finais

18h – Cerimônia de premiação


Foto: Fred Hoffmann

bottom of page