top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Blue Forum Italia começa em Gaeta

De 10 a 13 de abril, por ocasião do Dia do Mar



Iniciou hoje e vai até o próximo dia 13 de abril, por ocasião do Dia do Mar, em Gaeta na Itália a 3° Summit nazionale sul Blue Forum “Investiamo nell’Economia del Mare”. com um vasto programa de eventos, estudos aprofundados e discussões, todos dedicados à promoção, proteção e valorização do mar e das suas economias. 


Por ocasião do Dia do Mar, celebrado em 11 de abril, também haverá discursos do presidente do Senado, Ignazio La Russa, da ministra do Turismo, Daniela Santánchez, do ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, do ministro da Empresa, Adolfo Urso, e do ministro do Esporte e Juventude, Andrea Abodi.


O evento é patrocinado pelo Ministro da Proteção Civil e Políticas do Mar, Nello Musumeci.

O ministro explica: "O mar não é só história e presente: é sobretudo o futuro. A utilização inteligente e sustentável deste extraordinário recurso natural pode tornar-se o novo motor de crescimento das economias pobres, a começar pelas regiões do Sul de Itália, projectadas num Mediterrâneo em mudança".


Durante o evento é possível assistir à exposição "Italia Nazione di Mare", uma viagem que envolverá todos os setores da Economia do Mar, com o objetivo de destacar a sua relevância para o tecido cultural, social e económico.


As escolas e os jovens serão os principais interlocutores, mostrando-lhes uma parte importante da história nacional Italiana e aproximando-os das grandes oportunidades de emprego, na sua maioria desconhecidas, que o mar oferece.


Para Giovanni Acampora, Presidente da Assonautica Italiana, “é um grande evento que este ano reúne mais de 300 atores institucionais e associativos representativos de 20 áreas de atividade relacionadas com a Economia Marítima, juntamente com mais de 30 representantes do Governo e do Parlamento italiano, incluindo Ministros, Subsecretários, Presidentes de Comissão, deputados e senadores.

Uma oportunidade única para partilhar momentos de discussão e networking que visam colocar um setor que vale mais de 140 mil milhões de euros no centro das políticas nacionais."


O Objetivo desta edição é partilhar um programa de investimento italiano único para 2025-2027 na Economia do Mar, com o seu próprio Plano de Ação, em continuidade com o Plano do Mar e contribuir para o Mar Conectado e a Economia Azul.


Durante o Fórum Azul, quinta-feira, 11 de abril, será apresentada a pesquisa "Navegando nas redes sociais: a economia do mar nas conversas dos italianos", da SocialData para Obsermare, que ilustrará os últimos 12 meses de "discussões online" dos italianos sobre todos questões relacionadas com a economia do mar: com mais de 1,4 milhões de conversas e 523 milhões de interações num ano, o mar confirma-se como um tema de interesse central nos diálogos nas redes sociais.



As celebrações do Dia Nacional do Mar serão abertas na quinta-feira, dia 11, com o Ministro da Proteção Civil e Política do Mar, Nello Musumeci - e numerosos representantes do Governo e do Parlamento italianos. No centro está o novo formato de discussão "Blue Think Tank: A manhã será encerrada com a apresentação da pesquisa “Navegando nas redes sociais: a economia do mar nas conversas dos italianos”, editada pela SocialData para Osservamare.


A sexta-feira, dia 12, terá como foco as Blue Auditions, um formato em que os principais stakeholders de todos os setores da Economia Marítima discutirão com o objetivo de partilhar um programa de investimento italiano único para 2025-2027 na Economia Marítima, com o seu próprio Plano de Ação, em continuidade com o Plano do Mar e contribuir para o Mar Conectado e a Economia Azul.


Blue Forum, evento é organizado pela Câmara de Comércio de Frosinone Latina e sua Empresa Especial InforMare em colaboração com Unioncamere, Assonautica Italiana, Obsermare e Blue Forum Italia Network, encerrará no sábado, dia 13, com o debate final dos trabalhos, com a cerimônia para o Prêmio Fundação Atlantide e a Conferência do Sistema Italiano Assonautica. Nos espaços do Villa Irish Grand Hotel poderá visitar a exposição “Itália como nação do mar”, cujo itinerário expositivo destaca a relevância da Economia do Mar para o tecido cultural, social e produtivo da nossa nação.


Maiores informações: https://www.blueforumitalia.org/


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação

bottom of page