Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Barcos elétricos desfilam pelos canais de Veneza

Uma iniciativa da Assonautica Venezia em colaboração com o Vela Spa.


O desfile composto por cerca de vinte barcos elétricos aconteceu nas águas dos canais venezianos, lançando uma mensagem de sustentabilidade que parte de Veneza, daquela que é a cidade candidata a capital mundial da sustentabilidade.


Partindo da bacia interna no coração do Arsenale, sede da terceira edição do Salão Náutico de Veneza, uma longa procissão de barcos elétricos deu vida à segunda edição veneziana da E-Regatta, o evento internacional nascido de uma ideia de Kevin Desmond, que visa promover a navegação elétrica em várias frentes para um futuro mais verde.


Esta é uma iniciativa da Assonautica Venezia que é partnership da Associação Náutica Brasileira - ACATMAR, em colaboração com o Vela Spa e outros parceiros: Associazione Motonautica Venezia, VeniceAgenda2028, Venti di Cultura, Triumph e FIM para a parte competitiva.


Os barcos elétricos iniciaram a procissão saindo da bacia do Arsenale em direção a Fondamenta Nove, passando pelo Rio di Cannaregio para chegar à Ponte delle Guglie, passando por ela e tomando o Grande Canal em direção a Punta della Dogana e depois retornando, passando pela bacia de San Marco, dentro do Arsenal de Veneza.


Uma procissão silenciosa graças aos motores dos barcos que nela participaram e que permitem ouvir o som das ondas e apreciar o panorama lagunar: uma nova forma de navegar em silêncio, sem cheiros, sem poluição e sem ruído, promover o diálogo e o conhecimento mútuo entre os que estão a bordo.


O evento continua amanhã, no grande cais do Arsenale, com as provas de Slalom e o novíssimo formato técnico-artístico E-Ballerina que vai ver os barcos desafiarem entre si num teste de manobrabilidade ao ritmo da música.


A novidade deste ano é a regata de velocidade, que será composta apenas por barcos monomotores e monomotores com um piloto, reconhecidos pela FIM (Federação Italiana de Lanchas).


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação Salone Nautico di Venezia