top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Barco holandês leva a primeira edição da Globe 40



A volta ao mundo na regata Globe 40 conheceu seu primeiro campeão, o barco Sec Hayai da Holanda, que conquistou o título ao cruzar a linha de chegada da última etapa em segundo lugar. A prova final foi realizada entre a caribenha Granada e Lorient, na França, onde fica a sede da Globe 40.


O norte-americano Ahmas, único competidor com chances de tirar o título dos holandeses, venceu a etapa, mas a estratégia do Sec Hayai de não perder de vista seus adversários provou ser eficaz e o segundo lugar foi suficiente para a conquista da volta ao mundo na categoria Class40.


A dupla do Sec Hayai administrou bem as dificuldades da travessia, que começou em junho de 2022, passando por vários locais ao redor do mundo. "O Sec Hayai soube gerenciar todos esses aspectos com perfeição e sempre com bom humor, tanto no mar quanto em terra", disse Manfred Ramspacher, organizador da regata. "O resultado é uma vitória verdadeiramente exemplar, que realmente faz justiça a esta primeira edição da Globe 40."


Os holandeses completaram a prova final em 19 dias e 5 minutos, apenas quatro horas à frente dos campeões gerais. Foram 29 pontos perdidos para o barco da Holanda contra 33 pontos perdidos para o dos EUA. Os japoneses do Milai ficaram com a medalha de bronze.


A prova Globe 40 começou em Tanger, no Marrocos, e passou por vários países ao redor do mundo, incluindo Recife (PE) no início deste ano. A próxima edição está marcada para 2025.


A Globe 40 foi organizada pela Sirius Events, uma empresa com vasta experiência em eventos náuticos.


Fundada em 2005 por Manfred Ramspacher, após oito anos como presidente do Tour de France à la voile, a primeira competição de vela tripulada na França nos anos 2000, com até 40 equipes e 1000 competidores por edição, a Sirius Events organizou cerca de 45 eventos na França, Europa e internacionalmente nos últimos 16 anos.


Foto: Jean-Marie Liot







bottom of page