top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Bahia estuda criação de secretaria náutica para fomentar setor


A Barco Show eventos, a maior feira náutica do norte e nordeste do Brasil, está propondo a criação de uma secretaria náutica na Bahia para impulsionar o desenvolvimento do setor na região. A iniciativa é liderada pelo CEO da empresa, Hugo Leonardo, e tem como objetivo coordenar e implementar políticas públicas voltadas para o fomento da produção e do turismo náutico.


"A Bahia tem um enorme potencial náutico, mas ainda não está sendo explorado em toda a sua capacidade. A criação de uma secretaria náutica seria fundamental para coordenar e implementar políticas públicas mais objetivas para o setor, além de fomentar a produção e o turismo náutico, gerando empregos e renda para a região", afirma Hugo Leonardo.


Com duas das maiores baías do Brasil, uma Costa Rica que supera destinos pelo mundo, e diversos rios e lagos navegáveis, a Bahia tem um enorme potencial para se tornar uma importante fonte de geração de empregos e renda no setor náutico. De acordo com dados da Secretaria de Turismo da Bahia, o estado recebeu mais de 8,7 milhões de turistas em 2022, registrando um crescimento de 23% em relação ao ano anterior, e o turismo náutico é um dos segmentos com maior potencial de crescimento nos próximos anos.


A secretaria náutica proposta pela Barco Show seria responsável por promover ações de fomento e incentivo à produção e ao turismo náutico na Bahia, além de coordenar ações em conjunto com o setor privado para desenvolver novos produtos e serviços, promover a capacitação de mão de obra especializada e direcionar investimentos.


A Barco Show eventos é a mais importante plataforma de negócios e networking para o mercado náutico na região, com edições realizadas em Salvador (BA), Aracaju (SE) e com data confirmada para a região norte em Manaus (AM). A feira reúne as principais empresas e marcas do setor e promove ações voltadas para o desenvolvimento da cultura náutica.


"A Bahia tem tudo para se tornar um poderoso polo náutico de destaque no Brasil e no mundo. É preciso ousadia para reunir todo apoio possível e existente a fim de tornar isso uma realidade, por isso defendo como medida inédita e primordial o estudo para a criação de uma secretaria náutica. Seria algo jamais realizado, e que teria grande impacto a nível nacional e internacional para a Bahia e Brasil, é preciso pensar grande", finaliza o CEO da Barco Show, Hugo Leonardo.


Foto: Fernando Fernandes

bottom of page