Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

A sétima edição do “Seafuture” foi inaugurada esta manhã na Base Naval de La Spezia

Inauguração com a presença do Ministro da Defesa Italiana, Lorenzo Guerini.



“Seafuture 2021 é um sinal de recuperação, um modelo de cooperação, excelência industrial, competitividade, sustentabilidade e inovação. O mar é certamente um fator essencial para o planeta, em particular para a Itália, possibilitando o desenvolvimento econômico ” com esta fala o Ministro Italiano Guerini abriu oficialmente o evento que já é considerado como um acontecimento único destes moldes no Mediterrâneo.



A base naval da marinha Italiana em La Spezia recebeu numerosas delegações de marinhas estrangeiras, industriais, acadêmicos e associações institucionais que dão a devida importância estratégica ao "Seafuture".

“Este evento internacional - afirmou o ministro - representa um forte sinal de recuperação que vem de um modelo de cooperação, excelência industrial, competitividade, sustentabilidade e inovação, fatores centrais para a segurança e o crescimento do nosso país. É emblemático que este sinal venha do mar, um recurso precioso para a Itália e para o mundo inteiro. Há alguns anos que falamos do 'Século Azul' e neste cenário o mar é para o planeta, em particular para a Itália, certamente um fator essencial para o desenvolvimento económico ”. concluiu o Ministro.


Vários eventos aconteceram durante todo o dia que solidificaram o Desenvolvimento, a cooperação e as relações institucionais que buscam o crescimento econômico.

O evento também serviu para consolidar a relação de separação entre La Spezia e Toulon, hoje foi assinado o MOU (Memorando de Entendimento) entre TVT Innovation, Var Business Attractivité, DLTM - Distretto Ligure delle Tecnologie Marine Scrl e a Câmara de Comércio Riviere di Ligúria para o desenvolvimento de políticas de cooperação entre a Ligúria e a região francesa do Sul.



"Este não é um simples acordo formal, mas um compromisso real de trabalhar para encontrar terras nas quais desenvolveremos atividades das respectivas empresas e outras formas de aliança", disse o presidente do DLTM Giovanni Lorenzo Forcieri.


A conferência "Desafios e oportunidades no Mediterrâneo alargado: as perspectivas da Marinha Italiana" também foi destaque no dia de hoje:



“Falamos sobre o amplo Mediterrâneo, ninguém pode vencer sozinho neste dilema de segurança. Cooperação é a chave do sucesso. Traga todas as partes interessadas a bordo, estou falando de cluster marítimo, para encontrar a cooperação certa. Precisamos de sinergias tecnológicas com cluster industrial. Eventos como o Seafuture podem ajudar no conhecimento mútuo ”. Almirante da Divisão Vincenzo Montanaro, Chefe do Departamento de Planejamento da Política Marítima do Estado-Maior da Marinha.



Durante a tarde uma conferencia com participação virtual de vários Países com o tema: "CTN BLUE ITALIAN GROWTH, WESTMED Maritime clusters alliance for innovation through 2021-2027 UE fundsed programmes" onde foi apresentado varias possibilidades de fundos para incentivar ações sustentáveis e tecnológicas.


A cobertura do SEAFUTURE 2021 você acompanha aqui no Mundo Mar.


Por: Redação Mundo Mar

Fotos: Difesa.it - SEAFUTURE e Mundo Mar