Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Velejadores gaúchos montam fábrica de cabos náuticos 100% brasileira



O mercado náutico ganhou no mês de março de 2022 a primeira fábrica do continente com operação 100% dedicada à produção e desenvolvimento de cabos náuticos. A V.elo, empresa instalada em Canoas (RS), tem o objetivo de atender a demanda nacional do equipamento fundamental para a prática da modalidade.


Os cabos são 'cordas' usadas para basicamente tudo a bordo de um veleiro, desde amarrar o barco ao píer, içar e controlar as velas até ajustar suas regulagens, que são atividades necessárias em qualquer navegação, mesmo à passeio.


O velejador gaúcho Cássio Canto lidera as operações da V.elo no parque industrial localizado na região metropolitana de Porto Alegre, tendo como advisor Alexandre Abu-Jamra, que tem mais de uma década de experiência no setor de cordoaria.


As linhas de produtos são para atender todos os velejadores, desde os competidores de alta performance até os cruzeiristas amadores. O catálogo variado inclui até mesmo cabos feitos com materiais e tecnologias presentes nas principais regatas do mundo, como a America's Cup e The Ocean Race.


A empresa brasileira é a primeira e única fabricante no continente licenciada pela DSM, a multinacional holandesa que produz o Dyneema, considerado o melhor fio de alta performance do mundo, utilizado inclusive em aplicações militares e aeroespaciais.


"Somos velejadores e sabemos que a vela é mais do que um esporte, é uma filosofia de vida. O que faltava no mercado brasileiro era uma marca que entendesse essa conexão e essa comunidade - e que fosse capaz de entregar produtos especializados, que melhorem a vida do velejador", disse Cássio Canto, CEO da V.elo.


Leia o texto completo -- https://onboardsports.net/2022/03/18/velejadores-criam-primeira-fabrica-de-cabos-v-elo/


A experiência internacional de Cássio Canto - com duas campanhas olímpicas - serve também como constante fonte de pesquisa e desenvolvimento para a empresa.


Apenas em 2021, foram visitados cinco países em três continentes para busca sobre novas tecnologias de produção. Por isso, a empresa já nasce com viés de internacionalização, exportando produtos para grandes centros náuticos como Argentina, EUA e Portugal.


Siga a V.elo

Instagram - @VeloSailing

Site - https://velosailing.com/