top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Um dos grandes momentos do 63° Salone Nautico acontecerá no Palazzo della Borsa di Genova

Quarta edição do Design Innovation Award.


O Prêmio de Inovação em Design que foi instituído pela Confindustria Nautica e I Saloni Nautici em 2020, por ocasião da 60ª edição do Salone Nautico, tem com objetivo promover a excelência da navegação de recreio presente todos os anos no evento e reforçar seu compromisso com a inovação, pesquisa, qualidade técnica e a sustentabilidade irá mais uma vez ser um dos grandes momentos das atividades que acontecem durante o Salone Nautico que acontece de




Para Saverio Cecchi Presidente di Confindustria Nautica, "a independência do prêmio e a sua confiabilidade se da por vários motivos e um deles que, por opção dos organizadores, não utiliza patrocínios ligados ao setor náutico."






Marina Stella Diretora Geral da Associação Nacional da categoria enfatiza que “O barco italiano destaca-se não só pela forma estética, desde o elegante desenho das linhas, à atenção meticulosa aos detalhes nos acabamentos, à decoração interior, mas também pela pesquisa tecnológica na construção do casco e nas soluções inovadoras dos materiais utilizados.

É, portanto, uma combinação perfeita de Belo e Bem Feito, não apenas classe e elegância, mas também pesquisa e inovação, e é para todos os efeitos uma "vitrine móvel" do Made in Italy que exibe a excelência da produção italiana em vários setores manufatureiros, em todo o mundo. Todos os elementos que incorporam os traços mais característicos do patrimônio cultural do nosso país. Um legado que o Salone Nautico interpreta há mais de 60 anos"


“O Salone Nautico é um recipiente de excelência, mas também um laboratório de ideias e uma incubadora de inovação e pesquisa, comentou Alessandro Campagna, Diretor do Salone Nautico.

Há 63 anos, o Salone é a plataforma onde a náutica internacional é representada e é a casa da Confindustria Nautica. O Design Innovation Award é uma expressão da autoridade da associação comercial que representa toda a cadeia de suprimentos da navegação de recreio e da capacidade do Salone de dar novo impulso e visibilidade aos produtos da indústria náutica de recreio. Nesse contexto, a evolução do evento é um exemplo de processo virtuoso. Com o novo Waterfront di Levante, projetado por Renzo Piano, o Salone Nautico poderá aproveitar uma plataforma única no mundo. Os canais navegáveis, a espetacular ilha que enquadra o Pavilhão Azul, as novas docas expositivas, a ampliação e renovação de espaços e serviços, oferecem já ao evento uma disposição expositiva funcional e espetacular, de forte impacto e única na sua tipologia. Um projeto de excelência para a excelência da nautica internacional”.



Receber o reconhecimento do Design Innovation Award não é apenas um atestado formal, mas um verdadeiro reforço ao compromisso e à capacidade de olhar para o futuro das empresas. Um exemplo disso é a Northern Light Composites de Fabio Bignolini "nossa empresa é 100% italiana apesar do nome anglo-saxão, e fez sua primeira aparição pública na primeira edição do Design Innovation Award em 2020 no 60º Salone Nautico de Genova. Na ocasião recebemos uma menção honrosa por apresentar o ecodinghy, um veleiro totalmente reciclável. No ano seguinte, conquistamos o prêmio de sustentabilidade com o protótipo do Ecoracer, um veleiro de regata de 7,69 metros feito de fibra de linho totalmente sustentável e resina termoplástica. A partir desse momento, a resposta do mercado e da mídia foi vertical. O Ecoracer venceu o campeonato italiano de vela em 2022, provando que sucesso esportivo e sustentabilidade podem andar de mãos dadas. Recentemente lançamos o Ecoracer 30, uma versão maior do anterior, e passamos a atuar em outros setores, inclusive no de design com os primeiros protótipos feitos para a empresa Moroso, sempre em materiais totalmente sustentáveis ​​e recicláveis”.


O Design Innovation Award está dividido em dez categorias de participação, a que correspondem os respetivos Prémios. Ao identificar os vencedores, o Prêmio destaca a capacidade de conceber e implementar designers e fabricantes em termos de design, pesquisa, inovação e sustentabilidade. Também são concedidas duas Menções Honrosas e três Prêmios Especiais - Inovação, Carreira, Talento -, além do Prêmio Internacional da Ligúria atribuído pela Região da Ligúria à empresa da Ligúria que se destaca por sua inovação, material e processo.


O 63° Salone Nautico di Genova acontece de 21 a 26 de Setembro de 2023 e será mais uma vez o grande evento internacional do setor trazendo as novidades que irão desfilar por este nosso Mundo Mar nos próximos anos.


Por: Redação Mundo Mar

Fotos: Mundo Mar e Divulgação

Comentários


bottom of page