Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Sueco Pelle Petterson leva o Magnus Olsson Prize 2022



O ícone e lenda da vela sueca Pelle Petterson foi anunciado como vencedor do prestigioso Prêmio Magnus ”Mange” Olsson 2022.


A honraria é concedida anualmente à uma pessoa que deu uma contribuição indelével ao mundo da vela.


O medalhista olímpico de Star Pelle Petterson foi o primeiro sueco a receber o prémio Mange Olsson e junta-se a uma impressionante lista de vencedores.

Entre eles dis brasileiros: Torben Grael e sua filha Martine Grael.


Os outros homenageados foram Sir Ben Ainslie, Stan Honey, Santiago Lange, Grant Dalton, Carolijn Brouwer e Peter Burling.


Por muitos anos, Pelle Petterson foi um dos melhores velejadores da Suécia. Com duas medalhas olímpicas na classe Star - uma de bronze em 1964 e uma de prata em 1972 - e mais dez medalhas em Campeonatos do Mundo, incluindo uma de ouro em 1969, foi também um nome de topo no circuito internacional de vela.


Por duas vezes liderou um desafio sueco pela Copa América, em 1977 e 1980, com o barco Sverige.


Nas duas vezes, Peterson teve com Mange Olsson como um valioso membro da equipe.

Ele também correu a bordo do The Card, a entrada sueca na edição de 1989-90 da Whitbread Round the World Race, antecessora da The Ocean Race.


Além de ser um marinheiro de renome, Pelle também é um ícone do design, principalmente na indústria naval, onde mais de 100.000 barcos foram produzidos para seus projetos.


Mas não termina aí: Pelle criou um carro esportivo Volvo (o P1800, que hoje é um clássico cult).


Seus outros produtos de design variam de relógios a uma balsa Stena.