top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Semana Internacional de Vela de Ilhabela lança nova plataforma de patrocínio



A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será realizada de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo. Espera-se a participação de mais de 100 barcos e quase 900 velejadores neste que é considerado o maior encontro da modalidade na América do Sul.


A organização lançou no mercado sua nova plataforma de patrocínio, que representa um aumento significativo em relação ao ano anterior nas entregas. Estima-se um crescimento de 750% nas contrapartidas oferecidas às marcas patrocinadoras, tanto durante os eventos no Field of Play - área de regata, no clube e em diversos pontos de Ilhabela - quanto ao longo de todo o ano, nas redes sociais, na imprensa e nas interações com os stakeholders.


O YCI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, será o anfitrião oficial do evento e sediará as competições das classes de oceano. A marina do YCI oferecerá apoio aos veleiros inscritos na competição. Nos espaços do clube, os patrocinadores terão áreas de exposição, atividades de marketing e oportunidades de relacionamento.


Uma das novidades para 2024 é a ativação com atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e que participaram da SIVI. Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do país, atualmente reside em Ilhabela e é esperado para competir nas regatas.


A nova diretoria de vela do YCI, liderada por Demian Pons, terá o velejador e profissional de comunicação Michele D'Ippolito como novo chefe de marketing da SIVI.


"A vela oceânica é um dos esportes que mais promovem a integração social, como evidenciado pela diversidade de tripulações que reúnem pessoas de diferentes sexos, classes sociais e idades. O potencial da Semana Internacional de Vela de Ilhabela vai desde marcas populares até de luxo, e transcende a um simples evento; nosso principal objetivo é transformá-la em uma plataforma de conteúdo e entretenimento, mantendo a competição como protagonista e promovendo a interação do público com os patrocinadores ao longo do ano", disse Michele D'Ippolito.


Outra novidade para 2024 é a parceria com a empresa L'Étape Brasil, organizadora do Tour de France e da Seleção Brasileira de Vela, que será a produtora oficial do evento.

 

Onde as marcas aparecem

Para garantir a aderência à estratégia de marca de diversos perfis de patrocinadores, as cotas de patrocínio foram divididas em quatro verticais: Performance, Lifestyle, Sustentabilidade e a Full, que engloba todas as propriedades. A SIVI também oferecerá ativações personalizadas de acordo com a demanda.


As marcas dos patrocinadores estarão presentes durante todo o evento, nos cascos dos mais de 100 barcos, no píer do YCI, nas boias espalhadas pelas raias de regata, no desfile dos barcos, no enxoval do velejador, nas inscrições, nas exposições online e offline, entre outras oportunidades.


As ativações serão direcionadas para cada vertical. Na vertical de Performance, o foco será no desempenho esportivo do produto ou serviço, destacando regatas desafiadoras como a Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil.


Na vertical de Sustentabilidade, haverá ênfase em ESG, um território já consolidado pelo YCI em edições passadas da SIVI, com iniciativas sociais como o Vela do Amanhã, evento que reúne mais de 150 crianças e adolescentes de projetos sociais náuticos, além do avistamento de baleias, que migram para Abrolhos (BA) nesse período.


A vertical de Lifestyle será direcionada ao público náutico de alto poder aquisitivo, que vai além dos participantes do evento. Este ano, a famosa canoa de cerveja se transforma no Wind bar, com direito ao naming right do patrocinador master da categoria.


"Nosso objetivo é oferecer cada vez mais valor aos patrocinadores. Mapeamos todo o universo que envolve a Semana Internacional de Vela de Ilhabela para oferecer novas mídias proprietárias. As marcas poderão interagir mais com os velejadores no momento principal. Vamos proporcionar uma experiência completa aos patrocinadores, envolvendo não só o público principal, mas também seus familiares e a comunidade náutica", explicou Michele D'Ippolito.


Em 2023, quando a Semana Internacional de Vela de Ilhabela celebrou seu jubileu de ouro, o evento obteve um retorno de mídia de mais de 150 milhões, segundo o relatório final da On Board Sports, agência de comunicação do evento. Quase 100 profissionais de imprensa foram credenciados.


O evento conta com 8 dias de regatas e uma extensa programação, com atrações exclusivas de lazer para velejadores, familiares e convidados. Estima-se que a ilha receba mais de 5 mil pessoas devido à SIVI.

 

Datas


A organização da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela divulgou no início de abril o Aviso de Regata do evento, que será realizado de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).


O maior encontro da modalidade contará com as classes ORC, VPRS, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, que agora terá uma nova nomenclatura, Bico de Proa. São esperados mais de 100 veleiros do Brasil e de países vizinhos.


O evento seguirá as regras da World Sailing - Federação Internacional de Vela e é organizado pelo Yacht Club Ilhabela, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela - Confederação Brasileira de Vela e ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

 


Comments


bottom of page