SEMANA DE VELA TRE GOLFI: 'TO BE' DE STEFANO RUSCONI VENCE O CAMPEONATO ORC MEDITERRÂNEO DE 2025
- Redação Mundo Mar
- 19 de mai.
- 2 min de leitura
A longa regata offshore da 70ª Regata dei Tre Golfi concede o título ao “To Be”, o Italia Yachts 11.98 do Yacht Club Italiano

Com a 70ª Regata dos Três Golfos, foi oficialmente encerrado o Campeonato Mediterrâneo ORC 2025, que viu o triunfo do To Be , o Italia Yachts 11.98 de propriedade de Stefano Rusconi, representando o Yacht Club Italiano. O barco italiano venceu a longa regata offshore de cerca de 150 milhas em tempo corrigido – que começou em Nápoles em 16 de maio por volta das 16h. – conquistando assim também a Andrea Matarazzo Senator Cup e o título geral do Campeonato Mediterrâneo ORC de 2025. O To Be também venceu a Taça Italiana de Iates Clubes para a tripulação com mais pódios.
Esta manhã, às 11h30, ocorreu a cerimônia oficial de premiação no Circolo del Remo e della Vela Italia, em Nápoles. Os vencedores receberam os troféus das mãos do Presidente do Circolo Roberto Mottola di Amato, do Vice-Presidente Maurizio Pavesi e do Conselheiro de Vela Giuseppe Montella, num momento muito concorrido que celebrou o sucesso do evento e o valor técnico dos barcos premiados.

O To Be , já protagonista nas provas de bóias do Campeonato Mediterrâneo ORC realizado nas águas entre Sorrento e Capri de 8 a 10 de maio, confirmou sua consistência e velocidade também na "corrida longa", precedendo na classificação geral a tripulação francesa do Confluence , o GP42 de Jean-Pierre Joly e Selene Alifax, o Swan 42 de Massimo de Campo, segundo na corrida offshore.
“A Regata dei Tre Golfi foi uma conclusão superlativa para a série já realizada em Sorrento”, comentou Stefano Rusconi, proprietário da To Be . O final da longa regata nos manteve em suspense até as primeiras horas da manhã, com medo de que os barcos menores nos ultrapassassem na classificação por tempo corrigida. Pessoalmente, e com toda a equipe do To Be, estamos orgulhosos do resultado e partimos cheios de energia para o Campeonato Europeu.

O Campeonato Mediterrâneo ORC – evento inaugural da Tre Golfi Sailing Week 2025 – ocorreu em duas fases: as regatas técnicas entre as bóias e a longa regata offshore que cruzou os golfos de Nápoles, Gaeta e Salerno, com passagens espetaculares por Procida, Ischia, Ventotene, Ponza, Capri e Li Galli. Um cenário único, que colocou à prova a frota do ORC, composta por 30 barcos de seis nações. O evento também representou um importante teste tendo em vista o Campeonato Mundial ORC de 2026, que acontecerá nas águas do Golfo de Nápoles.
O evento foi organizado pelo Circolo del Remo e della Vela Italia, com a colaboração do Yacht Club Italiano, Reale Yacht Club Canottieri Savoia, IMA, ORC, FIV e UVAI, e graças ao apoio fundamental dos patrocinadores e parceiros: Rolex Official Timepiece, Loro Piana, North Sails, Wally Yachts, Banca Patrimoni Sella & C., Ferrarelle, Ottogas, Deloitte, Italia Yachts, Le Axidie, Caffè Borbone, Schenker, Miliare e o Consorzio Prosecco DOC.
A Tre Golfi Sailing Week continua amanhã com a fase reservada aos Maxis: de 19 a 22 de maio acontecerá em Sorrento o Campeonato Europeu IMA Maxi, outro evento fundamental da temporada de vela do Mediterrâneo.
Por: Redação Mundo Mar
Imagens: @Tre Golfi Sailing Week/Studio Borlenghi
Comments