top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Semana de Vela do Rio de Janeiro reúne mais de 300 jovens atletas



A 35ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro terminou neste domingo (11) no ICRJ com mais de 300 velejadores de várias classes, principalmente das categorias de base da modalidade. A competição organizada pelo Iate Clube do Rio Janeiro, um dos principais locais de regatas do país, foi realizada em três semanas.


Participaram atletas de sete estados da federação: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além de jovens velejadores da Argentina e do Peru.


Foram para as provas na Baía de Guanabara 267 barcos nas classes Optimist, ILCA, 420 e 29er, além de tradicionais como 49er, Finn, Snipe e Dingue. ''Esperamos conseguir superar esse número de participantes na próxima edição, pois o evento vem em uma crescente nos últimos anos'', disse Ricardo Kadu Baggio, diretor do ICRJ.



A diretoria da CBVela avaliou de maneira positiva a Semana de Vela do Rio de Janeiro, principalmente o espaço dado à vela jovem. A Confederação Brasileira de Vela atende atletas da nova geração da modalidade visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.


Todos os treinos e competições envolvendo a Vela Jovem foram supervisionados pelos treinadores da CBVela. A entidade tem o Núcleo de Alto Rendimento, uma parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania para apoiar a preparação de todas as equipes brasileiras da modalidade em suas categorias de base, presidente da CBVela.


A sede oficial do projeto é a Marina da Glória, palco das regatas da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela. ''O ICRJ é um local especial para a prática da vela e fomenta nosso esporte. Vamos fazer mais eventos em conjunto com o clube até o final de 2022 e ao longo de 2023'', contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro.


Um dos campeonatos previstos para 2022 no ICRJ é a Copa Brasil, uma regata similar à SSL Gold Cup onde os melhores velejadores de cada classe vão escolher sua tripulação e disputar match races a bordo de veleiros J24 rigorosamente iguais.


Foto: Fred Hoffmann


Sobre a CBVela


A Confederação Brasileira de Vela - CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Comments


bottom of page