top of page

Semana de Vela de Ilhabela faz contagem regressiva de um mês



A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será realizada de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e está próxima de atingir a marca dos 100 barcos inscritos, mesmo faltando um mês para as regatas.


A tradicional competição de vela oceânica terá equipes divididas em classes como HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela estão abertas no site oficial da regata.


A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.


''Velejadores de toda a América do Sul estão se preparando para o início da emocionante 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela - SIVI! Estou muito animado e, junto com a nossa Comissão Organizadora, estamos a todo vapor para os preparativos finais. O evento anual, que ocorrerá em breve, promete ser uma celebração inesquecível da vela e do mar''.


''Destacando a importância da inclusão, a SIVI sediará a Regata Vela do Amanhã no dia 22 de julho. Nesse dia especial, estamos ansiosos para receber 150 crianças, proporcionando-lhes a oportunidade única de velejar e vivenciar a magia dos mares. Será um momento de aprendizado, diversão e, acima de tudo, inspiração para as futuras gerações de velejadores. Junte-se a nós nessa jornada marítima excepcional!'', disse Mauro Dottori, organizador do evento.


Barcos de outros estados, como Pará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já estão se programando para trazer os barcos para Ilhabela (SP). A logística de descer ou subir o Oceano Atlântico é uma das partes mais importantes do planejamento para correr o campeonato.


Segundo Luciano Secchin, líder do +Bravíssimo, o segredo para fazer uma grande Semana de Vela é fazer a melhor preparação possível. ''Não dá para chegar num evento tão importante montando uma tripulação de véspera! Tem que testar o barco antes, os equipamentos e principalmente ter concentração na hora da regata. Quem vem de fora, precisa estar tudo certo. Da passagem de avião ou de ônibus, até a comida a bordo. Tem que se preocupar apenas em velejar''.


As equipes seguem se preparando para disputar a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela desde as mais amadoras até mesmo as que utilizam velejadores com passagem por barcos olímpicos e pan-americanos.


Desde o último fim de semana, parte dos barcos inscritos participa da Copa Mitsubishi, também na cidade do litoral norte paulista. O evento é realizado há 23 anos e a etapa de junho é considera uma das mais importantes, pois é a última antes da SIVI.


''Nas regatas da Copa Mitsubishi trocamos um pouco a formação da equipe para ajustar a tripulação, e o resultado deu muito certo e a equipe está cada vez mais entrosada! Usamos isso para aquecer para a Semana de Vela e brigar pelo título da ORC. O barco está muito bom'', contou Marcelo Bellotti, comandante do Phytoervas.


Vela do Amanhã 


A Regata Vela do Amanhã 2023, evento social da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, terá recorde de crianças e adolescentes inscritos. Mais de 150 meninos e meninas de projetos de ensino da modalidade de várias cidades de São Paulo e Rio de Janeiro terão a chance de velejar a bordo das embarcações que participam da atividade.


A ação idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) com a comissão organizadora da SIVI será no sábado, 22 de julho, um dia antes da regata de abertura do principal evento náutico da América do Sul.


A Vela do Amanhã terá núcleos de vela e jovens representantes na Regata Vela do Amanhã são: Mairiporã (SP), Paraibuna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ )e São Paulo (SP).


''A Vela do Amanhã é um evento à parte dentro da semana! Uma regata emocionante, que traz crianças de várias cidades. Os pequenos chegam motivados e é lindo ver o brilho nos olhos deles quando encaram, muitos pela primeira vez, o mar''.


''Alguns apenas tiveram a chance de velejar num barco pequeno, estilo Dingue ou Op, e agora têm a oportunidade de fazer manobras em veleiros acima de 40 pés'', disse Cuca Sodré, coordenador técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.


A ação, segundo os organizadores da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, tem como objetivo apresentar para crianças das escolas de vela municipais e estaduais os barcos de oceano. Por isso, a grande importância do engajamento dos comandantes que participam do evento em Ilhabela (SP)


A programação prevê para os jovens um café da manhã na chegada ao clube, seguido de uma palestra com a comissão de regata.


Às 13h, a nova geração entra em ação na Regata Vela do Amanhã, em que terá a experiência de velejar em barcos tradicionais da modalidade, ao lado de navegadores experientes e com carreiras vitoriosas.



コメント


bottom of page