top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

SEAFUTURE 2023 tem tudo para ser a melhor dos últimos tempos.

O principal objetivo da SEAFUTURE é estabelecer ligações sólidas e duradouras que assegurem uma troca produtiva de know-how.



Até o momento já são mais de 30 delegações estrangeiras e mais de 15 Chefes do Estado-Maior que já confirmaram a participação na próxima edição do SEAFUTURE 2023 Bélgica, Bahrein, México, Nova Zelândia, Singapura, Paquistão, Suécia, EUA, Argélia, Eslovénia entre outros.


A participação de numerosas delegações estrangeiras é o ponto forte do evento, incentivando o encontro entre PME, delegações e grandes players estrangeiros, a fim de apoiar a agregação, a internacionalização e, portanto, projetos de desenvolvimento.



Como já mostram os números, este ano o evento confirma-se cada vez mais como um ponto de referência para a Economia Azul a nível global.


"A inovação é um dos fatores-chave para a competitividade, especialmente nos mercados internacionais" - explica Cristiana Pagni CEO da IBG srl


A SEAFUTURE se posicionou como o primeiro hub italiano com um perfil internacional muito alto, onde o mundo da Indústria, Pesquisa e Instituições se encontram e criam negócios para promover o desenvolvimento e a competitividade da Itália nas áreas de Defesa, Economia Azul e Sustentabilidade Ambiental .


A oitava edição do SEAFUTURE, acontecerá de 5 a 8 de junho de 2023 dentro da Base Naval de La Spezia.


Dada a sua localização estratégica e a estreita colaboração com a Marinha Italiana, também para 2023, confirma-se como um hub chave para todos os players na área das tecnologias marítimas: Empresas, Instituições, Universidades, Institutos de Investigação, Clusters Tecnológicos e Startups.


O foco desta edição será:


Segurança, não só na área da defesa, mas também para assegurar uma utilização livre, partilhada e sustentável do ambiente marítimo;


Inovação tecnológica com particular referência a campos de investigação emergentes, como a segurança cibernética, não tripulada e subaquática;


Novas tecnologias na área naval com particular interesse numa perspetiva de dupla utilização. A Seafuture mais uma vez este ano revela-se um local privilegiado de encontro entre a indústria naval global e delegações estrangeiras, confirmado pela colaboração cada vez mais consolidada com a Marinha Italiana - incluindo a presença de mais de 90 delegações estrangeiras convidadas, mais de 100 expositores já confirmados, bem como mais de 7 pavilhões nacionais de todo o mundo.


Inovação verde e azul, com especial referência à transição energética (como combustíveis alternativos e comunidades energéticas “marítimas”) e economia azul e circular (proteção marinha, ruído subaquático, clusters marinhos de apoio a PME, lixo marinho, etc.) Iniciativa da Comissão Missão Oceanos e água


Também na edição de 2023, o Mecanismo de Assistência WestMED estará ativo através de eventos temáticos e workshops (eg clusters marítimos). Também reunirá Centros Nacionais dos dez países e partes interessadas da bacia do Mediterrâneo, como uma ocasião para conceber e promover projetos e iniciativas comuns financiados pela UE.


O principal objetivo da SEAFUTURE é estabelecer ligações sólidas e duradouras que assegurem uma troca produtiva de know-how e suportem um modelo de consumo-produção assente na inovação, valorização e reutilização de materiais em termos de sustentabilidade.


Para mais informações, visite o site do evento https://seafuture.it/


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação



bottom of page