Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

SALONE NAUTICO DI GENOVA A UMA SEMANA DO INÍCIO

De 16 a 21 de setembro a grande vitrine do Setor Náutico Internacional esta de volta a Gênova.

Foto: Mané Ferrari


O Salone Náutico, organizado pela Confindustria Nautica, ferramenta estratégica prioritária de apoio e desenvolvimento ao negócio das empresas do setor náutico, esta na sua 61ª edição, retorna a Génova de 16 a 21 de setembro .


Também este ano por ocasião do Salão se confirma a relação de colaboração e sinergia com o território e a cidade, que se prepara para acompanhar e valorizar os seis dias de evento dedicados à excelência do setor náutico, e para trabalhar em conjunto para o futuro com visão e planejamento.


Andrea Razeto, Vice-Presidente da Confindustria Nautica: "A cidade está cada vez mais atenta ao potencial da navegação, às oportunidades que o setor sabe construir e colocar em prática. Nós como insiders, que sempre vivemos o prazer da náutica e conhecemos o grande empenho por trás do evento, sabemos há algum tempo que o Boat Show tem a capacidade única de aproximar ainda mais Gênova do mar, de vivenciar o mar e de oferecer um visão geral completa do setor e seu potencial.

A cidade hoje tem claramente o valor positivo do Náutico e do setor, do valor em termos de impacto no território, não só do ponto de vista turístico, mas também do ponto de vista industrial, de desenvolvimento e de promoção. a cidade em sua totalidade.

Gênova também é uma cidade que pode atrair investimentos até de fora do território. A relação sinérgica a nível local encontra uma síntese em um Boat Show colaborativo que envolve as indústrias da cadeia de abastecimento náutico e empresas locais. Estamos satisfeitos com o feedback em termos de inscrições para o Boat Show e venda de ingressos, este ano estamos colhendo os frutos da atuação da última edição, o único evento setorial organizado na Europa: capitalizamos o enorme trabalho realizado."



Marco Bucci, prefeito de Gênova : “Gênova é mais uma vez o protagonista absoluto do mundo náutico, graças ao Salão Náutico.

Uma edição cheia de significado, na presença, em que teremos a oportunidade de descobrir e redescobrir a estreita relação que liga a nossa cidade ao mar e a nossa economia à navegação.

Como sempre, chegamos a esse resultado graças à colaboração de todas as partes envolvidas que mais uma vez trabalharam para que esse show seja um evento imperdível para os fãs, mas não só.

Toda a cidade estará envolvida, também por meio de eventos colaterais. Gostaríamos também de lembrar que, na área do Salone, estamos investindo muito, também na visão da cidade de futuro. Após a conclusão do East Waterfront em 2023, o Boat Show será incomparável. Mas já este ano vamos com o vento atrás de nós com estaleiros de todo o mundo lotando para uma edição que já está esgotada há meses”.



Luigi Attanasio Presidente da Câmara de Comércio de Gênova:“ A Câmara renova seu apoio ao Projeto Salone Accoglienza, que garante transporte espaçado e seguro para visitantes e expositores nos ônibus que ligam hotéis, estações e aeroporto ao centro de exposições e também nos barcos entre a feira e o antigo porto. Uma novidade deste ano é a grande exposição dedicada às preciosas manufaturas que adornavam os transatlânticos da frota italiana, que vê no século XX a Sala delle Grida do Palazzo della Borsa duas preciosas tapeçarias disponibilizadas por Cassa Depositi e Prestiti rodeadas por fotos do Archive Lions que contam a grande temporada de Michelangelo e Raffaello.

O tema da beleza do Made in Italy também será o fio condutor do estande compartilhado com a Região da Ligúria e do filme que será projetado no telão na entrada da Mostra.



Matteo Campora, Conselheiro para Transporte, Mobilidade Integrada, Meio Ambiente, Resíduos, Energia com responsabilidade pela transição ecológica Município de Gênova: “A navegação de recreio está entre os setores que mais estão investindo - afirma o Conselheiro do Meio Ambiente do Município de Gênova Matteo Campora - em atividades de pesquisa e desenvolvimento para adoção de novas soluções tecnológicas em nome de uma maior sustentabilidade ambiental.

O Boat Show deste ano será uma grande oportunidade para dizer ao mundo o que as empresas do setor estão fazendo para enfrentar, hoje e no futuro, os desafios fundamentais da transição ecológica, da descarbonização e da neutralidade climática.

Os visitantes da Mostra, admirando com os próprios olhos os barcos expostos e participando de conferências dedicadas à navegação sustentável, vão perceber o quanto o transporte náutico está evoluindo para garantir e promover um maior respeito pelo mar e pela costa: recursos primários a serem protegidos e aprimorados por meio do uso de combustíveis menos poluentes e soluções de economia circular, para o desenvolvimento de um setor náutico sustentável e mais verde. Um compromisso levado a cabo em paralelo pelo Município de Génova através do Distrito Azul de Génova - essencial para iniciar os processos de inovação ligados à Economia Azul - e grandes eventos como o The Ocean Race Europe no passado mês de Junho, que contou com a apresentação de alguns pequenos barcos com emissões zero: a demonstração prática do que pode e deve ser feito para um iate mais sustentável.”



Paola Bordilli Conselheira para Grandes Eventos, Comércio e Artesanato do Município de Gênova:“O Boat Show é um encontro fixo para Génova e Genovês, um acontecimento que nos últimos anos tem vindo a confirmar a nossa cidade a nível internacional como montra da náutica, um sector estratégico não só para a promoção do território, mas também para a condução. força para a economia local.

Os números da venda de ingressos são um excelente ponto de partida para esta edição do Salone que marca o recomeço após um ano de incertezas relacionadas à pandemia. Gênova se prepara para receber tantos visitantes. Apesar dos cuidados impostos pelas medidas da Covid, daremos boas-vindas ao show valorizando a cidade, principalmente com formas de mobilidade sustentável para dar aos visitantes do evento a oportunidade de conhecer a cidade e passar agradáveis ​​horas após o show ."



Pietro Piciocchi, Conselheiro de Obras Públicas e Orçamento do Município de Gênova: "Estamos a trabalhar incansavelmente na concretização do grande projecto Waterfront que avança rapidamente com o objectivo de devolver aos genoveses uma zona com vista para o mar e criar um distrito que afirme Génova como a capital mundial da náutica. A nova Orla do Levante, que acolherá o Salone, é um projecto de requalificação urbana que representa um unicum a nível nacional, um desafio ambicioso que assenta o seu sucesso na sinergia entre público e privado, apostando na vocação marítima da nossa cidade.

O Boat Show é o principal evento e no ano que vem contará com novos espaços, canais e pousos que valorizarão o evento e os expositores. Graças à sinergia com a Confindustria Nautica, o Salão poderá crescer, edição após edição,"


A cobertura do Salone Náutico di Genova você vê nos canais no Mundo Mar


Por: Redação Mundo Mar

Fotos Divulgação