Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Motores mais sustentáveis ajudam o meio ambiente e retiram microplástico dos mares.


Suzuki Micro-Plastic Collector é o primeiro dispositivo de coleta de microplásticos do mundo que pode ser instalado em motores de popa, desenvolvido pela Suzuki Motor Corpotation que foi previamente apresentado no Salao Náutico de Genova .
Nos últimos anos, os resíduos plásticos presentes no mar tornaram-se um grande problema ambiental: uma enorme quantidade de plásticos que não foram coletados e descartados de forma correta, escoam para os oceanos.


Uma vez no mar, depois de muito tempo, se decompõem em microplásticos, cujo impacto no ecossistema vem gerando grande preocupação. Para resolver esses problemas, os engenheiros da Suzuki se concentraram na estrutura do motor de popa que, quando em operação, suga e retorna toneladas de água ao mar e neste caso foi desenvolvido, então, um dispositivo de filtragem e coleta, que seleciona o microplástico, utilizando o sistema de recirculação da água de resfriamento que através deste dispositivo, os microplásticos dissolvidos no mar podem assim ser recolhidos.
O dispositivo pode ser facilmente instalado no sistema de refrigeração e não afeta o desempenho do comando de força, pois utiliza apenas água que já foi utilizada para resfriar o motor.


De acordo com uma pesquisa realizada no Japão, foram encontrados depósitos significativos de microplásticos entre as substâncias coletadas por esse sistema de filtragem, e mais dados estão sendo atualizados e ocorrerão no final da fase de pesquisa e desenvolvimento do sistema que a Suzuki também está conduzindo no resto do mundo.
A empresa japonesa planeja introduzir este dispositivo como uma opção em seus motores de popa a partir de 2021 e, posteriormente, torná-lo disponível como tecnologia padrão para seu alcance.



2020 marca o décimo ano desde que a Suzuki implementou suas campanhas ambientais para limpar oceanos, rios e lagos. Como a presença de resíduos plásticos no mar se torna um problema cada vez mais sério, é hora de rever a forma como nos relacionamos com o meio ambiente e a sociedade e avaliar o que podemos fazer para definir um novo caminho a seguir.

Além de coletar microplásticos no mar por meio do dispositivo Coletor de Microplástico , o projeto Suzuki Clean Ocean inclui as seguintes atividades:
Em 2010, teve início a campanha ambiental de limpeza de mares, rios, lagos e lagoas, denominada Clean-up the World, promovido na sede da Suzuki em Hamamatsu, Japão. Desde 2011, todas as filiais da Suzuki no mundo também aderiram à campanha e, no total, mais de 8 mil funcionários e gestores participaram voluntariamente das atividades de limpeza que já duram dez anos.



Contribuir para a redução do desperdício de plástico, os sistemas de embalagem foram projetados para motores de popa Suzuki, onde o uso de plástico foi drasticamente reduzido. Isso foi possível graças à adoção de materiais alternativos cujo uso foi iniciado em caráter experimental para alguns modelos, a partir dos produzidos em junho de 2020.


Esta em curso uma análise para avaliar o impacto da iniciativa de mercado. Quanto às remessas de peças sobressalentes originais, o papel tem sido usado em vez de embalagens de plástico desde setembro de 2020. Somente a partir dessa iniciativa, considerando apenas a divisão Suzuki Marine , será possível reduzir a produção e o uso de plástico em cerca de 2,3 toneladas, que serão substituídos por material eco-sustentável.
Coerente com o compromisso com o meio ambiente e com o mar, a empresa japonesa mudou hábitos até no ambiente de trabalho ao implementar alguns comportamentos que favorecem a proteção do meio ambiente, menos garrafas e copos plásticos em favor dos dispensers água municipal, frascos, xícaras e canecas de cerâmica; eliminar as lixeiras individuais em favor da coleta seletiva coletiva; plantio de árvores no local de trabalho; renovou o sistema elétrico para maior eficiência energética.



A idéia é promover o Projeto Suzuki Clean Ocean para todos os níveis “É uma das nossas prioridades resolver os problemas sociais listados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Esta atividade também expressa o nosso compromisso em prosseguir a missão resumida na recompensa da marca, The Ultimate Outboard , é a vontade de produzir os melhores motores de popa disponíveis no mercado, não só do ponto de vista da performance, mas também do ponto de vista ambiental ”.



Entre os protagonistas do 60º Genoa International Boat Show , a Suzuki expõe toda a gama de motores de popa, em particular o recente DF40A ARI - cujo desempenho elevou os padrões do mercado, e o novo DF140BG que, juntamente com o seu irmão mais novo DF115BG , apresenta a tecnologia drive by wire que elimina as conexões mecânicas entre o console de direção e o motor de popa, garantindo novos recursos para desempenho e eficiência superiores em suas respectivas classes de potência.


Por fim, a entrada na lista de preços da versão limitada de alto padrão , a DF350A Anniversary , apresentada em apenas 100 unidades, dedicado aos 100 anos da fabricante japonesa, que junto com o DF325A e o DF300B , são os únicos mundo equipado com sistema de propulsão dupla contra-rotação.


Quer saber mais siga o Mundo Mar Instagram: https://www.instagram.com/programamundomar Facebook: https://www.facebook.com/programamundomar LinkedIn: https://bit.ly/33uZ4vG Youtube: https://www.youtube.com/c/mundomarprograma



#salonenautico #mundomar #salonenauticodigenova2020