RS21 World Championship 2025 será em Porto Rotondo: Itália recebe os melhores do mundo da vela
- Redação Mundo Mar
- 29 de jun.
- 2 min de leitura
Com mais de 200 atletas esperados, sendo 100 internacionais, campeonato reforça vocação da Sardenha para grandes eventos náuticos e aposta em sustentabilidade e integração com o território

De 24 a 27 de setembro de 2025, os olhos do mundo da vela estarão voltados para Porto Rotondo, na Sardenha, onde acontecerá o Campeonato Mundial da Classe RS21 – modalidade de Flotta. O anúncio foi feito oficialmente no Yacht Club Porto Rotondo, que organiza o evento em parceria com a Classe Italiana RS21 e com autorização da Federazione Italiana Vela.
O evento promete reunir mais de 200 velejadores, entre eles cerca de 100 atletas estrangeiros de todos os continentes e dez medalhistas das edições anteriores do campeonato. A escolha de Porto Rotondo reforça o prestígio da localidade italiana no calendário internacional da vela, unindo capacidade organizativa, beleza natural e condições ideais de vento e mar.
Segundo o presidente da Classe RS21, Davide Casetti, a escolha por Porto Rotondo foi unânime:
“Estamos felizes por voltar após o sucesso de 2023. Esperamos ao menos 60 embarcações de diversas partes do mundo. Nossa classe tem crescido muito e, assim como na RS21 CUP, manteremos o foco na sustentabilidade e na redução de impacto ambiental, com apoio dos nossos parceiros.”
O evento também impulsiona o turismo de temporada intermediária na Sardenha e projeta internacionalmente a imagem da ilha como destino esportivo e turístico sustentável. Com o apoio institucional e empresarial local, Porto Rotondo não apenas recebe mais um campeonato, mas reafirma seu compromisso com uma vela acessível, responsável, inclusiva e ambientalmente consciente.
O presidente do Yacht Club Porto Rotondo, Fabrizio Ferrero De Falco, destacou que a realização do mundial é parte da estratégia de reposicionamento do clube:
“Esse é mais um passo no relançamento do clube como centro internacional da vela. Teremos melhorias logísticas, hospitalidade de alto nível e também um novo ‘Blu Village’, que une esporte, cultura e sustentabilidade. Já temos pré-inscrições de equipes da Europa e dos EUA, inclusive times juvenis sub-23. Será uma grande celebração da vela e do mar.”
O RS21 World Championship 2025 será mais do que uma competição: será um palco para a promoção de valores contemporâneos como a igualdade de gênero, a consciência ambiental e o esporte como experiência coletiva de integração e celebração da vida ao ar livre.
Por Redação Mundo Mar
Comments