top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Regata de Volta ao Mundo Globe 40 abre sua última etapa



A última etapa da Globe 40, a emocionante competição de volta ao mundo em duplas por meio da vela oceânica, teve início nesta sexta-feira (24) em Port Louis Marina, localizada na bela ilha caribenha de Granada, rumo a Lorient, uma cidade portuária pitoresca situada na França. Com uma distância a ser percorrida de 3.600 milhas náuticas, essa perna final definirá o grande campeão da competição após oito meses de muita adrenalina, emoções fortes e muita navegação em alto mar.


A regata Globe 40 estreou nesta temporada com uma série de stopovers, incluindo uma parada no Brasil, mais precisamente na cidade de Recife (PE), que, sem dúvida, proporcionou momentos emocionantes e desafiadores para todos os participantes. A competição de volta ao mundo, que abrange um total de 30 mil milhas náuticas e tem duração de nove meses, sendo 140 dias no mar, prometeu e cumpriu ao trazer para a disputa apenas os veleiros Class40 com reais chances de conquistar o título.


Com uma tensão que paira no ar entre os dois líderes da competição, o SEC HAYAI e o AMHAS, o organizador da volta ao mundo, Manfred Ramspacher, afirmou que o último ato da regata acontece oito meses após a largada e após sete etapas, e que apenas duas posições de diferença na chegada podem inverter os papéis, aumentando ainda mais a expectativa e emoção dos fãs e espectadores da Globe 40.


Essa etapa final de 3.600 milhas náuticas será cheia de complexidades e desafios, com momentos como a passagem pelas calmarias dos Doldrums e sistemas de baixa pressão na aproximação à Europa. Embora a tripulação holandesa na SEC HAYAI (Frans Budel / Ysbrand Endt) tenha uma vantagem de apenas 4 pontos sobre o AMHAS, eles ainda não podem comemorar a vitória, já que, em caso de empate, as regras da federação entram em jogo e o time com mais vitórias conquistará o troféu (AMHAS tem 2, SEC HAYAI tem 1).


Com três vitórias nas etapas anteriores, o japonês Masa Suzuki no MILAI Around The World acumulou pontos suficientes (44 no início da etapa 8) para garantir um lugar no pódio. Com isso, a competição está em aberto e tudo pode acontecer até a chegada em Lorient, que está prevista para acontecer em cerca de três semanas. Enfim, a Globe 40 tem sido uma emocionante competição que testa os limites dos competidores e os mantém em constante estado de alerta durante toda a competição.





Comments


bottom of page