top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Qualidade da água aprovada para o Mundial da Juventude de Vela



Nos dias 16 e 27 de novembro, a CBVela acompanhou técnicos do Instituto Estadual do Ambiente do Governo do Estado do Rio de Janeiro (INEA) até as raias de competição do Campeonato Mundial da Juventude 2023. Nestas datas, foram coletadas amostras de água para realização de testes laboratoriais.


As análises geraram um boletim especial para o Mundial e os resultados mostraram que a água está em um nível de qualidade muito superior ao que é exigido pela World Sailing.


“Estamos em uma raia de competição com qualidade de água excepcional. E isso é um impacto na saúde das pessoas, sobretudo dos atletas, e também uma questão visível de balneabilidade de toda a orla de Búzios. A análise foi ótima e comprova que estamos em uma água extremamente saudável”, comentou Sandra Di Croce Patricio, diretora de sustentabilidade da CBVela.


Os testes realizados também comprovaram que a água está em ótimo nível tanto para o contato primário (que pode haver ingestão eventual de água, como a prática de natação) quanto secundário (como a prática de Iatismo). Além disso, o resultado é fundamental para o Mundial, que é um evento oficial do calendário da Agenda Rio 2030.


“Os atletas, que são os mais atingidos, devem saber disso, porque precisamos preservar esse trabalho. Essa qualidade na água é resultado de muito investimento em saneamento e é importante também porque essa raia é compartilhada com pesca artesanal, turistas, e todo mundo depende dessa água. A vela tem obrigação de preservar essa qualidade”, completou a diretora de sustentabilidade da CBVela.


Avène, marca do Grupo Pierre Fabre e líder em dermocosméticos, reconhecida por seus produtos de cuidado e tratamento para todos os tipos de pele, é parceira da CBVela no mundial. Além do patrocínio ao evento, a marca está fornecendo protetores solares aos atletas, voluntários e funcionários da competição.


Os produtos da linha solar de Avène são cuidadosamente testados para minimizar o impacto nos oceanos, com fórmulas não tóxicas e altamente biodegradáveis.


A parceria entre Avène e CBVela segue no ano que vem, e buscará conectar esporte e

sustentabilidade.


“Em Avène buscamos nos associar a pessoas e marcas com propósito e que trabalhem pelo meio ambiente, então foi natural esse encontro com a CBVela. Queremos ajudar a reverberar a mensagem e a prática da sustentabilidade", destaca Flavianne Baptista, Diretora de Marketing da Pierre Fabre Brasil.


Foto: Heusi Action | CBVela

bottom of page