Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

O barco elétrico para o turismo náutico

Xouva 4.90, um barco elétrico inafundável.



Uma equipe liderada pelo engenheiro naval José Ballester, CEO da dcbBallester, colocou a Espanha no mapa da fabricação de barcos elétricos.

Contratada para projetar e construir o protótipo do Xouva 4.90 em Vigo, na região da Galícia, o projeto responde as necessidades fundamentais do setor náutico nos dias de hoje, voltado ao turismo sustentável

Com um formato de catamarã a embarcação permite a mobilidade dos passageiros, que contam com espaços amplos e confortáveis. O seu perfil elevado proporciona segurança, enquanto a abertura da popa facilita a acessibilidade, e o melhor de tudo, todos os barcos podem ser configurados de acordo com as necessidades particulares de cada cliente, com várias possibilidades e para usos mais específicos, além de poder ainda adicionar um teto solar extra e poder escolher entre diferentes tipos de baterias, carregadores para aumentar a autonomia da embarcação.


TURISMO VERDE

A embarcação Xouva 4.90 representa um novo mercado que esta surgindo forte em todo o mundo e é mais uma nova forma de entender o turismo náutico: sem poluição, sem ruído, uma experiência relaxante, respeitadora do meio ambiente, que permite o acesso a áreas de águas interiores (Rios, lagos, Lagoas, reservatórios e outros).


Um barco projetado para desfrutar da água e da natureza de forma sustentável, comprometido com uma navegação de emissão zero. O património natural, os recursos marinhos e fluviais, a flora e a vida selvagem podem ser descobertos e explorados e ainda protegendo a natureza.


A popa, aberta e desobstruída, faz do Xouva 4.90 uma embarcação acessível a pessoas com mobilidade reduzida, tendo ainda espaço suficiente para acomodar uma cadeira de rodas, dando mais acesso a todos ao nosso Mundo Mar.




APLICAÇÃO TURÍSTICA

Uma sacada interessante nestas embarcações que hoje estão disponíveis para o turismo na região da Galícia é um aplicativo turístico incluso no tablet integrado a bordo e ainda para download nos celulares dos tripulantes, proporcionando uma experiência mais completa e enriquecedora, fornecendo informações como

Rotas e planos: o que ver, onde ancorar, onde comer;

Ecossistemas e espécies da área visitada;

Cultura marítima: artes de pesca, faróis, barcos tradicionais;

e ainda o Patrimônio cultural, arquitetônico e etnográfico.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E ESPECIFICAÇÕES


Comprimento4,90m

Boca 2,40m

Calado 0,51m

Peso 520 kg

Carga máxima660 kg

Capacidade 8 pessoas

Motor 2/4 kW Velocidade máxima (4 kW) 6,0 nós

Velocidade de cruzeiro (2 kW) 4,8 nós

Autonomia em velocidade de cruzeiro 6,5 horas


ITENS ADICIONAIS


Equipamentos extras como esteiras, teto solar, mesa, solário, plataformas de banho e equipamentos eletrônicos.






Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação