top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Norte Nordeste de Optimist começa em Salvador (BA)



O Yacht Clube da Bahia sedia entre os dias 1º e 5 de maio o Campeonato Norte Nordeste de Optimist. As regatas para jovens de 7 a 15 anos serão realizadas nas raias da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador (BA), e servem como seletiva para formação da Equipe Brasileira de Vela.


Mais de 150 atletas são esperados nas disputas da classe de introdução à vela. O evento tem a parceria do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes, Opti BRA – Associação Brasileira dos velejadores da classe Optimist e da CBVela.


Clubes de vela de todo o País confirmaram presença no Campeonato Norte Nordeste de Optimist.


A classe Optimist abriu o caminho das grandes conquistas na modalidade de ídolos do esporte como Robert Scheidt, Martine Grael e também de Juliana Duque, medalhista pan-americana e tricampeã mundial de Snipe defendendo as cores do YCB.


O presidente da CBVela – Confederação Brasileira de Vela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, confirmou presença no Yacht Clube da Bahia para ver de perto a nova geração da vela.


“É fundamental que os jovens participem desse tipo de competição para adquirirem experiência. É uma excelente oportunidade para intercâmbio com outros jovens de todos os estados. A CBVela tem investido significativamente na Vela Jovem. Parabenizo o Yacht Clube da Bahia, um dos principais fomentadores da vela nacional pela organização e investimento na nossa modalidade”, declarou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.


A edição deste ano do Campeonato Norte Nordeste será válida como a última seletiva para os Campeonatos Internacionais: Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático. A competição em Salvador (BA), depois do Campeonato Brasileiro, é a mais importante da classe.


“Ao longo de sua história, o Yacht se firmou como importante referência na realização de competições de vela. O nosso clube é reconhecido pelo cuidado na organização e pela forma diferenciada com que recebe os velejadores e acompanhantes”.


“Além disso, a nossa Baía de Todos-os-Santos tem condições especiais para a realização de competições de alto nível. Estamos preparando uma bela festa do esporte e, sem dúvida, teremos aqui em nosso clube um grande evento”, contou Ricardo Dantas, comodoro do YCB.


Sobre a CBVela


A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.


A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.


Sobre o VelaID


Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.


Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br


Foto: Willyam Nascimento

Comments


bottom of page