Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Navegação sustentável em exibição no Salone Nautico di Venezia

A Fundação dos Museus Cívicos de Veneza esta presente no Salone Nautico di Venezia



A Fundação dos Museus Cívicos de Veneza esta presente no Salone Nautico di Venezia pela segunda vez com a exposição MUVE Yacht Projects presente no interior do Arsenale até 6 de junho de 2021.


A exposição apresentará os trabalhos selecionados através do Concurso Internacional para a seleção de estudos e projetos de embarcações - Navegação Sustentável, promovido pela Fondazione Musei Civici di Venezia, do Município de Veneza, spa Vela, em colaboração com as principais instituições e cidadãos.


Em 2020/21 o concurso dirigia-se especificamente a dois tipos de projetos de iates e meios de transporte náuticos com elevadas características de sustentabilidade: iates à vela e a motor pertencentes a classes até 24 metros, de meios de transporte de pessoas e de navegação interior.


Foram enviados 54 projetos, por profissionais e estudantes, particulares ou associados, ou empresas que criaram ou simplesmente desenharam projectos e estudos para embarcações de qualquer tipo e material.



O Comitê Científico, nomeado pelo prefeito de Veneza Luigi Brugnaro e composto por quatro figuras importantes no mundo do design, indústria e academia (Alberto Bassi - professor da IUAV University, Sean Mc Cartan - professor da Coventry University (Reino Unido), Gabriella Belli - diretora da MUVE e Carlo Nuvolari-Duodo engenheiro e arquiteto naval), selecionou 16 de toda a Itália, que durante os dias do Boat Show serão exibidos no Tesa 113 do Arsenale com uma instalação inspirada no barco de papel, dobrada como um origami.


Durante o período do Boat Show, encontros e webinars sobre o tema inovação e sustentabilidade no setor náutico serão transmitidos a partir dos espaços do Arsenale.


Graças à orientação dos mediadores culturais da MUVE Education, no info-point instalado na zona do Arsenale que serviu de abrigo antiaéreo na Segunda Guerra Mundial - transformado num verdadeiro espaço "museu" educativo - visitantes do Salone Nautico vão poder conhecer o submarino Dandolo, também nas colecções do Museu Naval, lançado em Monfalcone em Dezembro de 1967 e desarmado em 1996.


Todos os visitantes do Boat Show que desejarem ir aos Museus Cívicos, de acordo com os procedimentos estabelecidos e durante o horário de funcionamento, poderão entrar com um ingresso reduzido apresentando o ingresso para o Boat Show. Da mesma forma, os visitantes dos Museus terão direito à concessão de entrada para o Salone Nautico.


O lançamento do Salone Nautico di Venezia mesmo nos espaços sugestivos do Arsenale é também uma oportunidade para visitar o Museu de História Naval no edifício do século XV que foi o "Celeiro" da Sereníssima, um museu recentemente reaberto ao público após as restrições da pandemia. Um local, cujos serviços ao público são administrados pela Fundação MUVE em conjunto com o spa Vela, onde se pode admirar alguns dos barcos mais fascinantes da antiga República de Veneza e reconstituir um aspecto significativo da história da cidade lagunar.


Durante todo o Salone Nautico di Venezia, que vai até 6 de junho, o Museu estará aberto todos os dias de 11 a 17.

De 11 de junho a 1 de novembro de 2021 abrirá apenas nos fins de semana, de sexta a domingo, de 11 a 17.

O Museu pode ser visitado com um bilhete reduzido.

O Salone Nautico di Venezia é promovido pela Câmara Municipal de Veneza e realizado através da empresa Vela spa, em colaboração com a Marinha Italiana. Os parceiros do evento são importantes empresas como Eni, Intesa San Paolo, Generali, Consorzio Prosecco DOC e a Câmara de Comércio de Veneza e Rovigo. Mole Urbana, e-concept e parceiros técnicos da ABB.


Confira tudo que aconteceu no primeiro dia do Salone Náutico di Venezia:



Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação