Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Limpeza dos Mares realiza ação em Jurerê e também retorna à Ilha do Francês no próximo sábado (28),

Projeto chega à 31ª edição com mais de 118 toneladas de resíduos retirados do fundo do mar, rios, praias e encostas.


Desde roupas, cobertores e toalhas a restos de cadeiras de praia, aparelhos de micro-ondas, televisores, canudos, garrafas e pontas de cigarro. São somente exemplos do que é coletado pelo projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Aquanauta Floripa, que retorna a mais uma edição, desta vez na praia de Jurerê e retornando à Ilha do Francês, em Florianópolis, lutando pelo asseio das águas do litoral catarinense e pela conscientização da população sobre a necessidade da preservação ambiental.


Trata-se da 31ª edição, neste sábado (28), que envolve um exército de voluntários, entre mergulhadores profissionais, amadores, comunidade, órgãos públicos, empresas privadas e entidades da sociedade civil organizada.


Nesta etapa, a ‘largada’ será na praia de Canajurê, às 9h, de onde sairão as expedições contemplando também Jurerê tradicional, internacional e as encostas da Ilha do Francês. “É um evento com visibilidade nacional, já aventada por outros países como a Itália, onde temos negociações para ações semelhantes”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR.


Para o comodoro Ildefonso Witoslawski Junior, do Iate Clube Veleiros da Ilha, o Limpeza dos Mares já está no calendário ambiental nacional. “Uma iniciativa que tem nosso apoio irrestrito e que alerta para o perigo do uso indiscriminado de nossas águas”, alerta.


As inscrições de mergulhadores voluntários podem ser feitas junto à Acquanauta Floripa, escolha de mergulho que avaliará as aptidões e a segurança necessárias de cada um, por meio dos telefones (48) 3266-1137/99933-0062. Os demais podem realizá-las por meio do site limpezadosmares.com.


O projeto também conta com um patrocínio de peso. “O Fort Atacadista se encaminha ao quinto ano consecutivo como mantenedor, porque acreditamos muito na iniciativa, principalmente pela consciência ambiental estimulada. E viver isso na prática, inclusive com nossos colaboradores participando dos mutirões, nos enche de orgulho", adianta Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing da empresa.


Esta edição tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, do Iate Clube Veleiros da Ilha, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Companhia da Praia, Medilona, da BoatLux, da P & P Polímeros, Marina Blue Fox, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Paulista Balões e Infláveis e Plastkolor.

Serviço:

Data: 28 de maio, sábado

Horário: 9h

Local: Trapiche do Iate Clube Veleiros da Ilha, em Jurerê, Florianópolis/SC

Inscrições: www.limpezadosmares.com


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação