Instalação da Frente Parlamentar da Economia do Mar reúne senadores e deputados em defesa do setor náutico brasileiro
- Redação Mundo Mar

- 7 de out.
- 2 min de leitura
A nova frente nasce com apoio multipartidário e tem como objetivo estruturar políticas públicas para o fortalecimento da Economia do Mar do setor náutico no Brasil

Será oficialmente instalada nesta quarta-feira, 8 de outubro de 2025, às 14h30, no Plenário 13 do Senado Federal, a Frente Parlamentar da Economia do Mar – Setor Náutico (FPEMSN).A iniciativa, liderada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), marca um passo importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Economia do Mar, com ênfase na indústria, comércio, serviços e turismo náutico.
A frente reúne parlamentares de diversos estados e partidos, refletindo o crescente reconhecimento do potencial econômico, ambiental e estratégico do setor náutico brasileiro.O objetivo é criar um ambiente de cooperação entre o Congresso Nacional, o setor produtivo e entidades representativas, promovendo a integração das cadeias produtivas do mar, rios e lagos em uma agenda nacional.
Composição parlamentar confirmada
De acordo com o registro oficial no Senado Federal, integram a Frente Parlamentar da Economia do Mar – Setor Náutico os seguintes senadores e senadoras:
Esperidião Amin (PP-SC)
Efraim Filho (União-PB)
Cleitinho (Republicanos-MG)
Romário (PL-RJ)
Plínio Valério (PSDB-AM)
Chico Rodrigues (PSB-RR)
Flávio Arns (PSB-PR)
Zequinha Marinho (Podemos-PA)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Jorge Kajuru (PSB-GO)
Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
Dr. Hiran (PP-RR)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
Jorge Seif (PL-SC)
Nelsinho Trad (PSD-MS)
Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
Marcos Pontes (PL-SP)
Jaime Bagattoli (PL-RO)
Fernando Dueire (MDB-PE)
Damares Alves (Republicanos-DF)
Jayme Campos (União-MT)
Carlos Portinho (PL-RJ)
Izalci Lucas (PL-DF)
Laércio Oliveira (PP-SE)
Na Câmara dos Deputados, o nome já confirmado como aderente é o do Deputado Cláudio Cajado (PP-BA), com outros parlamentares devendo formalizar adesão nos próximos dias, ampliando a representatividade da frente no Legislativo.

Articulação e objetivos
A criação da Frente Parlamentar foi construída a partir de um movimento de diálogo entre parlamentares e representantes do setor náutico, que vêm atuando na consolidação de uma política nacional para a Economia do Mar.
A ACATMAR – Associação Náutica Brasileira participou de forma técnica e colaborativa no processo de estruturação inicial, contribuindo com dados, diagnósticos e propostas que reforçaram a importância do tema no cenário nacional e internacional.
A instalação da Frente ocorre em um momento estratégico: o Brasil amplia sua presença nos debates globais sobre economia do mar, sustentabilidade, inovação e governança marítima. O novo colegiado pretende fortalecer o diálogo entre o poder público e o setor privado, impulsionando políticas voltadas à infraestrutura náutica, qualificação profissional, estímulo à indústria e preservação ambiental dos ecossistemas aquáticos.
Por: Redação Mundo Mar
Fotos: Mundo Mar




Comentários