Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Industria de Iates com números positivos já no primeiro trimestre de 2022

Primeiro trimestre de 2022 na indústria de iates foi positivo.


Assim como 2020, 2021 foi um ano impressionante para o setor de iates e 2022 segue essa tendência ascendente. Após mudanças sem precedentes nos estágios iniciais da pandemia do COVID-19, o setor se recuperou com força total como aconteceu no sudeste dos Estados Unidos e na região do Mediterrâneo alcançando vendas recordes.


No final do quarto trimestre de 2021, as vendas de lanchas nos EUA por exemplo ultrapassaram mais de 300.000 unidades pelo segundo ano consecutivo, e o setor se destacou como um excelente exemplo de resiliência econômica. Isso preparou o cenário para o primeiro trimestre de 2022. Agora que 2022 está em andamento, o impacto de longo prazo da pandemia começou a tomar forma. Embora uma parte razoável das vendas em 2021 tenha sido atribuída aos longos atrasos de 2020, o desempenho do mercado este ano até agora foi impulsionado principalmente por novos pedidos.

Isso prova que o setor se saiu muito bem em reter a base ampliada de clientes que atraiu durante a pandemia. Mais do que nunca, as pessoas querem sair para a água e aproveitar tudo o que o barco tem a oferecer, seja pescar, praticar wakeboard, passear de barco ou simplesmente socializar com os amigos. Olhando para o desempenho do primeiro trimestre, a Denison Yachting um dos maiores players de iates dos Estados Unidos está confiante de que este será outro ano sólido para o setor.


Desempenho do mercado global de iates no primeiro trimestre de 2022


Apesar dos tempos econômicos e turbulências na cadeia de suprimentos, o setor de iates teve um forte início de ano. O primeiro trimestre de 2022 teve a terceira maior venda de barcos no primeiro trimestre dos últimos 15 anos, atrás apenas de 2021 e 2018. O gráfico abaixo demonstra isso, mostrando as vendas do primeiro trimestre na América do Norte nos últimos sete anos.

O gráfico abaixo mostra as vendas do primeiro trimestre na Europa nos últimos sete anos.


O gráfico a seguir ilustra as vendas do primeiro trimestre na Ásia desde 2016.



As vendas em todas as principais regiões náuticas diminuíram no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o primeiro trimestre de 2021, aproximando o total, mas ainda acima, dos tempos pré-pandemia. A Ásia registrou uma queda de 35% em relação aos números de 2021, seguidos pela América do Norte com 16%. Surpreendentemente, as vendas na Europa caíram apenas 8%, mesmo com compradores russos sancionados, que tradicionalmente representam 9% de todas as vendas globais de super iates.


Vendas do primeiro trimestre de 2022 nos EUA


O mercado dos EUA começou o ano em alta, com vendas no primeiro trimestre de 2022 apenas ligeiramente abaixo dos níveis do primeiro trimestre de 2021. A América foi a única das três principais áreas de iates com vendas mais altas do que a média de cinco anos.



As vendas nos três principais destinos náuticos – Sudeste, Costa do Golfo e Meio-Atlântico – caíram 14% em relação ao primeiro trimestre de 2021, mas ainda foram 19% superiores ao primeiro trimestre de 2020.


Vendas do primeiro trimestre de 2022 por categoria


Os consoles centrais continuaram seu domínio sobre outras categorias de barcos no primeiro trimestre de 2022, superando as vendas de iates a motor em impressionantes 75%. Além disso, as vendas de console central caíram 4% em relação ao primeiro trimestre de 2021, em comparação com uma queda de 27% para iates a motor. Sportfish e traineiras, os próximos dois melhores desempenhos, registraram quedas de 18% e 27%, respectivamente, em relação ao primeiro trimestre de 2021.



Os Superyachts foram a surpresa de todo o ano em 2021, também acumularam vendas decentes no primeiro trimestre de 2022. As vendas de iates medindo 78 pés ou mais foram maiores no primeiro trimestre deste ano do que no mesmo período de 2020 e 2019.


Um primeiro trimestre impressionante para Denison Yachting


As vendas da Denison no primeiro trimestre de 2022 refletiram o desempenho geral do setor, superando os números pré-pandemia e a média de cinco anos. As principais categorias da Denison – superiates, iates a motor, barcos esportivos, veleiros e traineiras, tiveram uma forte crescimento no primeiro trimestre. "Tivemos um 1º trimestre notável, com vendas superiores a US$ 160 milhões pelo segundo primeiro trimestre consecutivo. Atribuímos esse desempenho ao aumento de pessoas que procuram finalmente vender seus barcos antigos e aproveitar o aumento da demanda ou atualizar para opções maiores ou mais modernas."comentou Denilson Yachts


Felizmente, mais iates estão disponíveis para fretamento hoje do que nunca, dando aos possíveis proprietários de iates a chance de experimentar o estilo de vida sem fazer um compromisso de longo prazo, bem como os entusiastas de iates uma ótima opção para desfrutar de seu passatempo favorito. Além de ser a maneira ideal de experimentar o estilo de vida de iate de alta qualidade, o fretamento oferece aos clientes a chance de reservar um iate em um local diferente sempre que sair de férias, sem ter que se preocupar com taxas de manutenção ou armazenamento. Os clientes charter Denison Yachts por exemplo também obtêm benefícios adicionais, como serviços de concierge para cuidar de todos os detalhes essenciais das férias. O negócio de fretamentos da Denison Yachts alcançou um crescimento louvável nos últimos dois anos e esperamos que a tração continue ao longo de 2022.


Olhando para o futuro:


Como a maioria das outras indústrias, o setor de iates está passando por uma interrupção significativa, graças aos tremores secundários do COVID-19, eventos geopolíticos na Europa e aumento da inflação, entre outros desafios sem precedentes. Felizmente, o interesse em atividades ao ar livre, como passeios de barco, ainda é alto e continuará impulsionando as vendas.

Todos otimistas e acreditando que com a combinação certa de inovação, adaptação e agilidade, 2022 não ficará muito atrás do ano fenomenal que foi 2021.


Por: Redação Mundo Mar

Dados e Imagens: Denilson Yachting