Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Harmo, um motor de popa elétrico inovador e revolucionário.

O inovador sistema de propulsão de barcos elétricos apresentado no Salone Nautico Di Genova 2021



Que há mais de 60 anos a Yamaha Motor tem estado na vanguarda da inovação em engenharia e desenvolvimentos tecnológicos no setor náutico, isso não é novidade e agora mais um grande passo foi dado e saindo na propulsão elétrica marinha.


O HARMO é um marco importante na viagem da empresa e da indústria para um futuro mais sustentável. O interesse crescente pela mobilidade inteligente e a mentalidade em mudança a nível global está a alimentar a evolução para mais alternativas e para opções “mais verdes”.


Embora mantenha o seu compromisso em garantir que os motores de combustão estão e continuam a evoluir para serem cada vez mais eficientes, a Yamaha Motor tem uma fundação de classe mundial em engenharia eletrônica, inovações pioneiras movidas a energia elétrica que incluem veículos elétricos leves (LEV), carros de golfe, motos, cadeiras de rodas, drones e bicicletas assistidas por energia.



Esta tecnologia avançada oferece produtos verdadeiramente inovadores e emocionantes ao cliente, ao mesmo tempo que apoia uma evolução global de forma a encontrar novas e melhores formas de corresponder aos desejos do cliente.


O HARMO é uma nova unidade de propulsão elétrica integrada e com sistema de controle de direção, com a excelência e inovação de engenharia de assinatura da marca, esta plataforma de sistema de controle de ultima geração demonstra novas capacidades num mercado raramente impactado por melhorias tecnológicas elétricas de pensamento avançado.


O HARMO abre ainda a possibilidade de estar em linha com a natureza na água, o HARMO oferece uma experiência ultra-suave, tanto em água doce como salgada, para que possa estar verdadeiramente em paz com o que o rodeia na hora da navegação.


Trata-se de um pacote de tecnologia inteligente de ponta a ponta, composto por uma unidade de propulsão elétrica, uma caixa remota e um joystick para uma operação mais intuitiva. Os motores elétricos proporcionam uma nova dimensão sempre que desfruta da água, sendo suficientemente silencioso para que possa absorver os sons da natureza de forma plena e imperturbável.



O motor dispõe de tecnologia de acionamento de aro para uma propulsão elétrica mais eficiente, quando comparado com um propulsor de hub do mesmo tamanho. É montado em torno da borda externa da hélice, permitindo maior impulso a velocidades mais lentas quando comparado com os tradicionais equivalentes.

Como tal, em comparação com as Unidades Elétricas padrão, o HARMO pode ser usado para alimentar barcos maiores (atualmente testados em barcos até 21 pés) com menor consumo de energia, combinado com o benefício adicional de reduzir a vibração e o ruído, movendo-se quase silenciosamente através da água e proporcionando uma experiência muito mais confortável.

A direção oferece manobras suaves e curvas afiadas e responsivas no local graças a um amplo ângulo de direção. O controle por joystick, baseado no sistema HelmMaster EX tradicionalmente encontrado apenas na gama Yamaha Premium e High Power Outboard, oferece controle e maestria totais e intuitivos do barco sem qualquer esforço, permitindo desfrutar da sua aventura sem se preocupar em manobrar a sua embarcação.


O HARMO está equipado de forma muito semelhante aos tradicionais, através de um suporte de transom, e a unidade tem uma função de inclinação para levantar para fora da água quando não estiver sendo utilizado.. Além disso, o motor passa pelo mesmo e rigoroso procedimento de teste que qualquer outro Yamaha Petrol Outboard, garantindo a qualidade da marca Yamaha.



Criado pelo construtor de barcos italiano Venmar a embarcação de nome Respiro é a primeira embarcação disponível com a HARMO.

Fundada em Veneza em 1969, a Venmar especializou-se na concepção e produção de táxis aquáticos e embarcações privadas únicas. O património no âmbito da marca Venmar é evidente em todos os barcos, desde táxis aquáticos a barcos privados de 12 m. Ainda hoje, estes barcos são feitos à mão usando técnicas tradicionais e uma requintada atenção ao detalhe, tornando-os no parceiro ideal para a HARMO.

O próprio Respiro é fabricado a partir de fibra de carbono e mogno criando um casco monolítico incrivelmente rígido e leve com apenas 700 kg de peso bruto.



HARMO e Respiro, em português, respirar, criam a parceria perfeita, com o HARMO a encarnar o seu nome – harmonia. Esta ligação representa não só a unificação com a natureza e o ambiente tecnicamente, mas também em capacitar o proprietário para desfrutar de uma tranquilidade única na água. Não se trata do destino, do ritmo acelerado e praticamente sem fôlego em que vivemos diariamente, ou das praticidade em ir do ponto A ao ponto B – tem tudo a ver com a beleza da viagem.


O HARMO é um passo para o mercado de propulsão elétrica da Yamaha Motors, com base em sucessos anteriores nos setores marinho e LEV e aproveitando décadas de experiência para entregar algo verdadeiramente único, um avanço genuíno para os clientes desfrutarem.

Através da utilização de engenharia de ponta, este sistema pode fornecer uma experiência de mudança de jogo para o proprietário do barco. Demonstra igualmente as capacidades dessas unidades em aplicações marinhas relevantes e oferece um desenvolvimento tecnológico notável que é um bom presságio para futuros contributos para este segmento de mercado emergente, mas em rápida expansão.

O HARMO e o Respiro estão sendo apresentados no Salão Náutico de Genova 2021, que termina no dia 21 de setembro, para quem está por Genova uma ótima pedida para conhecer esta revolução industrial sustentável.


A cobertura do Salone Náutico di Genova você vê nos canais no Mundo Mar Por: Redação Mundo Mar Fotos: Divulgação