Principal nome do Brasil na versão feminina da IQFoil, a paulista Giovanna Prada começa a disputa da quarta etapa do IQFoil International Games nesta quarta-feira (21), em Tarbole, Lago di Garda, na Itália. A competição conta com 16 atletas inscritas e terá sua grande final no domingo (25).
A atleta é filha do medalhista olímpico Bruno Prada, que conquistou pódios na classe Star ao lado de Robert Scheidt em Pequim 2008 e Londres 2012. O objetivo de Giovanna Prada é chegar bem preparada para o Mundial de IQFoil, de 14 a 22 de outubro, em Brest, na França. Antes, porém, a jovem representante da vela brasileira defende as cores do país nos Jogos Sul-Americanos 2022, que serão realizados na raia de Encarnación, no Paraguai.
Giovanna Prada está em 24º do ranking mundial da categoria, mas pode subir em caso de medalha nos Jogos. Na versão masculina, o também paulista Mateus Isaac é o terceiro do mundo.
''O campeonato faz parte da preparação para o Mundial de outubro. Antes do principal evento do ano da classe, ela vai disputar os Jogos Sul-Americanos no Paraguai. O evento é muito importante de competir, pois mantém o contato com os atletas europeus'', disse Bruno Prada, treinador.
Será a terceira edição do IQFoil International Games que Giovanna Prada disputa nesta temporada. Em janeiro, em Lanzarote, na Espanha, fechou o campeonato em 17º. Já em março, a atleta ficou em 13º na edição de Cádiz, também em território espanhol.
A última competição de Giovanna Prada foi o Sul-Americano de IQFoil, que ocorreu em Búzios (RJ), no início de setembro. A atleta ficou com a medalha de prata e classificou o país na categoria para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O ouro ficou com a peruana Maria Belen Bazo.
A categoria IQFoil é uma das novas classes para o programa de regatas dos Jogos de Paris 2024. Nas últimas olimpíadas e pans, o material usado era o RS:X, que corou no cenário nacional e continental Ricardo Bimba e Patrícia Freitas.
Foto: Felipe Cascardo
Texto: Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
Коментарі