top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Finais da SSL Gold Cup serão nas Ilhas Canárias





A Star Sailors League (SSL) e a Sailing Athletes Foundation (SAF) anunciaram nesta terça-feira (6) o local das finais da SSL Gold Cup. Os playoffs da Copa do Mundo de Vela serão realizados entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro de 2023 nas Ilhas Canárias, na Espanha.


A Seleção Brasileira, ou SSL Team Brazil, será comandada pelo cinco vezes medalhista olímpico Robert Scheidt e já está nas oitavas-de-final. A equipe terá as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, além de outros craques da modalidade


A SSL Gold Cup foi concebida e desenvolvida por grandes nomes da vela mundial. O formato é inspirado na Copa do Mundo de futebol, com disputa entre nações, que se enfrentam em eliminatórias para definir quem é a melhor do mundo. Assim como um time de futebol, cada equipe da SSL Gold Cup é formada por 11 velejadores, com 8 a 10 atletas a bordo.


Nas Ilhas Canárias, 40 equipes competirão nas finais da SSL Gold Cup, incluindo as 24 melhores nações de vela do mundo no Ranking SSL, além de 16 equipes que passaram pela Série de Qualificação realizada de maio a julho de 2022.


''O evento foi criado por velejadores para os velejadores e tenho fé que será um sucesso essa primeira competição. A ideia começou em 2012 após os Jogos de Londres com importantes nomes da classe Star. O evento tomou uma nova proporção e agora com barcos maiores traz a sensação de time, de nação, com chances iguais para todos. Será uma coisa única reunir 40 equipes num local'', disse Robert Scheidt.


Cada time vestirá as cores de sua nação e seus emblemas em uniformes semelhantes aos do futebol. Cada equipe inclui 11 atletas, o que significa mais de 400 velejadores, incluindo medalhistas olímpicos e campeões mundiais em múltiplas classes de vela.


Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. ''Temos uma equipe preparada e bastante forte para obter ótimos resultados nas Ilhas Canárias. É um evento que entrará para a história da modalidade e o Brasil tem tradição com nomes de peso e muito conhecimento da raia'', explicou Bruno Prada, CEO do SSL Team Brazil.


O local deslumbrante na Espanha desfruta de excelentes ventos, sol e temperaturas em torno de 20 graus Celsius durante esse período, tornando-o o local ideal para sediar a SSL Gold Cup. A fase final da competição estava prevista para acontecer em novembro de 2022, no Bahrein, mas a organização decidiu adiar a disputa em razão das dificuldades de conciliar o calendário de diversos atletas que estavam confirmados na disputa pelo título.


"O fato de um campeonato de nível internacional como a SSL Gold Cup adotar um formato inovador e espetacular em nossas águas, sem dúvida, reforçará a participação no esporte da vela, para o qual todos trabalhamos", contou José Javier Sanz Fernández, Presidente da Real Federación Española de Vela, entidade que organiza o evento ao lado da SSL.


O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time.


A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.


O SSL Team Brazil


Alfredo Rovere – proa


Martine Grael – estratégia & grinder


Henry Boening Maguila – grinder


Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder


Juninho de Jesus – pit & runners


Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker


Mário Trindade: trimmer & grande/trav


Joca Signorini – tática e grinder


Robert Scheidt – timoneiro


Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.


CEO: Bruno Prada


Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.


Sobre a SSL Gold Cup


A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.


Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.


Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.


Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/


---


bottom of page