top of page

Festival de Vela de Caraguatatuba tem início mesmo com muita chuva



Os barcos finalmente foram ao mar neste sábado (6), que marcou o segundo dia do 1º Festival de Vela de Caraguatatuba, evento náutico realizado pela entidade máxima do esporte, a CBVela - Confederação Brasileira de Vela e a prefeitura local. Ao todo, duas regatas foram realizadas, com ventos de 15 a 20 nós, e com chuva em alguns momentos. A condição foi mais favorável do que na véspera.


O festival têm velejadores categorias Fórmula Kite, Kitesurf Bidirecional, IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Raceboard, Fórmula Foil, Holder, Openbic, Tempo e Bico de Proa. A competição reúne 80 velejadores e termina neste domingo (7).


As classes Snipe, Tempo, Dingue, Optimist e Raceboard encararam a chuva que caia em Caraguatatuba (SP) neste sábado. No Snipe, Luiz Guilherme Oliveira e João Vitor Souza venceram as duas regatas do dia.


Na classe Tempo, Ana Laura Freitas e Isabella Bielecky ganharam a primeira regata, enquanto a dupla Hugo Henrique Silva e Caetano Harada Buhrer levaram a prova seguinte e assumiram a liderança.


Na classe Dingue, Rwann Kaique Silva e João Felippe Ortiz lideram após terminarem em terceiro na primeira regata e vencerem a segunda disputa. Na Optimist, Felipe Baszynki lidera após vencer as duas etapas. Já na Raceboard, Guilherme Munhoz é quem está na ponta após os resultados deste sábado (venceu a última das três provas realizadas na classe).


Neste domingo (7) serão realizadas as últimas regatas, que definirão os vencedores do I Festival de Vela de Caraguatatuba.


Abertura


Antes das regatas foi realizado na estrutura montada na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a cerimônia de abertura do Festival, que contou com a presença de representantes da CBVela e da prefeitura local.


O prefeito de Caraguatatuba (SP), Aguilar Junior, esteve presente na cerimônia e reforçou a intenção do município em ser uma parada do circuito nacional de vela, e a importância do Festival para fomentar a prática da modalidade na cidade.


''Eu queria agradecer toda a parceria da CBVela com a cidade, esse é só o primeiro festival de vela de Caraguatatuba, e espero muito que nos próximos anos a gente possa entrar no calendário da CBVela'', explicou o prefeito.


''Acho isso extremamente importante, nós temos um mar fantástico, é o litoral mais bonito do Brasil, quero muito estimular essa prática. Fomos agraciados com uma vela, ela ficará para o município, vamos dar aulas para as crianças, estimular a prática desse esporte maravilhoso na nossa cidade''.


A Diretora de Sustentabilidade da CBVela, Sandra Patrício, também marcou presença no evento como representante da confederação, e reforçou o quanto é importante o fomento da modalidade e por sua vez, o desenvolvimento sustentável que isso proporciona para toda a região do litoral norte paulista.


''O prefeito recebeu muito bem a CBVela e abriu a cidade para nós, e acho isso muito importante. Aqui é uma cidade chave do litoral norte de São Paulo, do outro lado da raia está a capital nacional da vela, Ilhabela'', comentou Sandra.


''Essa raia compartilhada é para todo mundo, a CBVela trabalha com essa ideia, no desenvolvimento sustentável que ajude toda região. A CBVela integra o pacto global da ONU, nós abraçamos a agenda dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, e por isso é muito importante a ampliação da nossa área de atuação, esse esporte precisa carregar essa bandeira''


A realização do evento pela primeira vez na cidade do litoral norte paulista faz parte do processo de fomento da vela por parte da CBVela, expandindo a modalidade nas diversas regiões do país.

Σχόλια


bottom of page