Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Explosão no PortaContainer X PRESS PEARL

O incêndio ja dura cerca de sete dias e a situação piorou significativamente



Um navio porta contêineres X-PRESS PEARL pegou fogo na tarde de 20 de maio, próximo ao Porto de Colombo no Sri Lanka. O navio chegou ao ancoradouro no dia 19 vindo de Hazira, Índia, com 1.486 contêineres a bordo, carregados, entre outras mercadorias, com 25 toneladas de ácido nítrico e outros produtos químicos e cosméticos.

O incêndio ja dura cerca de sete dias e a situação piorou significativamente no dia (25), exatos cinco dias de incêndio e após uma explosão e os ventos fortes da última noite também ajudaram a espalhar as chamas.

A empresa declarou ainda que a equipe de resgate, com especialistas em incêndio e bombeiros, continuará o trabalho para extinguir o incêndio. Um equipamento especial de combate às chamas chegou da Europa, o que irá reforçar os esforços de salvamento.


Desde o início do incidente, a Marinha do Sri Lanka está coordenando o combate ao incêndio, com auxílio da força aérea e com rebocadores lançando água para resfriar os contêineres e conter o fogo.

Segundo o comunicado à imprensa da Marinha do Sri Lanka, o navio conta com 25 tripulantes, que incluem nacionalidades filipinas, chinesas, indianas e russas. Todos foram retirados mas 2 deles foram hospitalizados com ferimentos graves.


Segundo a Autoridade Portuária do país, o incêndio teria sido causado por uma reação química dos produtos químicos transportados no navio. A embarcação estava carregando 25 toneladas de ácido nítrico, além de vários outros produtos químicos e cosméticos.


O X-Press Pearl ainda cheirava a tinta, já que começou a operar há apenas três meses.

A ideia é mover o navio a 50 milhas náuticas da costa para o mar profundo para evitar uma maior destruição ambiental


Confere o video completo desta matéria:



Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação