top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

European Dream Cup com vitória marcante dos Holandeses

Um sucesso incrível para todos os participantes, dentro e fora da água


Encerrados a inauguração da European Dream Cup após duas semanas intensas de aprendizado, socialização e navegação para os 60 jovens velejadores que se reuniram em Gargnano, Lago Garda.


Seu tempo foi gasto aprimorando suas habilidades em frustrar enquanto mergulhavam nos temas de sustentabilidade, inclusão e digitalização. Após uma semana de treinamento, as 10 equipes, representando clubes náuticos de 10 nações europeias diferentes, participaram de suas primeiras regatas de florete, demonstrando proezas inesperadas nesta emocionante disciplina.



Os resultados na água, combinados com os pontos obtidos por meio de atividades em terra, como limpeza de praias e questionários após seminários, culminaram em um ranking. O ponto central do evento foi marcado por uma alegre cerimónia de entrega de prêmios no Circolo Vela Gargano, onde todos os participantes se sentiram vencedores.


Após um dia inteiro de regata, com três regatas realizadas para a Frota Prata e quatro para a Frota Ouro, a Dutch Sail emergiu como a equipe triunfante, conquistando o primeiro lugar do pódio. Eles foram seguidos pelo austríaco UYC Wolfgangsee e pelo dinamarquês Kongelig Dansk Yachtklub.



Dutch Sail: "Estas últimas duas semanas foram incríveis. Foi a primeira vez que experimentamos foiling, e o 69F nos divertiu muito. Emergir como vencedores neste evento é realmente maravilhoso. Nós nos divertimos muito e aproveitamos todos os aspectos dele. Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos os envolvidos. Aprendemos muito e deixamos memórias inesquecíveis com nossa equipe e outros clubes náuticos. Esperamos que haja futuras edições deste evento!"


Team Austria: "Comparado com o 69F, todos os outros barcos agora vão parecer chatos para nós! Brincadeiras à parte, estamos emocionados como equipe por ter tido a oportunidade de participar da European Dream Cup nas últimas duas semanas. Estamos ansiosos ansioso por eventos futuros envolvendo o 69F. Se tivéssemos que descrever este barco em uma palavra, seria 'louco'! Agradecemos de coração a todos os envolvidos na organização deste evento incrível!"



Este extraordinário evento foi possível graças à colaboração da Comunidade Europeia e do Erasmus+, tendo o conceituado Circolo Vela Gargnano à frente da organização. O objetivo era reunir jovens velejadores de toda a Europa, promovendo fortes conexões e destacando temas-chave do nosso tempo, como sustentabilidade, inclusão e digitalização. Ao longo das duas semanas, os jovens atletas, juntamente com os seus acompanhantes e treinadores, assistiram a inúmeros seminários e tiveram a oportunidade de interagir com pessoas de diversas origens. Estas experiências contribuirão, sem dúvida, para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.


Lorenzo Tonini, presidente do Circolo Vela Gargnano, expressou sua satisfação: "Este evento foi um tremendo sucesso. A gratidão, alegria e felicidade demonstradas pelos participantes foram as recompensas finais para nossos organizadores. É realmente inacreditável e um testemunho do incrível empenho de todas as equipas que, após duas semanas de regata e de actividades em terra, a regata final viu quatro equipas separadas por apenas quatro pontos! Estendemos os nossos agradecimentos à 69F Sailing, a todos os voluntários, Insieme per Mano Onlus e One Ocean Fundação. Todos os objetivos do projeto foram alcançados, pois as equipes deixaram Gargnano com uma paixão renovada pelo esporte, camaradagem e crescimento. A cerimônia de entrega de prêmios foi repleta de sorrisos e não poderíamos estar mais orgulhosos!"


A sustentabilidade esteve no centro do palco durante todo o evento, com forte apoio da One Ocean Foundation. A fundação entregou um importante prémio, o prémio “Mais Velocidade Menos Plástico - Jovem”, à semelhança do circuito sênior SailGP, à equipa que alcançou a maior velocidade a bordo do 69F. A equipe da Dinamarca garantiu a vitória com uma velocidade de 26,6 nós, alcançada em apenas alguns dias de foiling! Além disso, a One Ocean Foundation se comprometeu a limpar mais de uma tonelada de lixo das costas dos países emergentes, pois se comprometeu a remover um quilo de lixo para cada nó alcançado pela equipe mais rápida a cada dia. Ao longo da semana foram registados um total de 100,5 nós de velocidade máxima, resultando na recolha de mais de uma tonelada de lixo.


Jann Pachner, representando a One Ocean Foundation, parabenizou os organizadores da European Dream Cup: "Estamos honrados por termos sido Parceiros de Sustentabilidade nesta regata e foi um prazer testemunhar esses jovens talentos em ação. Mais importante, estamos muito satisfeitos ter incutido um senso de sustentabilidade e preocupação com a preservação de nossos oceanos, mares, lagos e rios em participantes de 13 a 18 anos. esperança. Estamos honrados por todos os participantes terem assinado nossa Carta Esmeralda, juntando-se a nós em nosso compromisso de proteger os mares. Este evento reafirma que estamos no caminho certo e expressamos nossa gratidão a todos os envolvidos."


Embora muitos clubes tenham manifestado interesse em futuras edições do evento, ainda é cedo. Agora é a vez dos 60 jovens velejadores regressarem a casa e partilharem com os amigos e familiares as memórias criadas na European Dream Cup.


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação Rachele Vitello

ความคิดเห็น


bottom of page