Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Está chegando o Seatec - Compotec Marine 2022

Fique atento nas datas e detalhes de cada conferência do Seatec 2022


O Seatec - Compotec Marine, a exposição de tecnologia, componentes, design, subcontratação e materiais compósitos aplicados à náutica de recreio, considerado o único evento na Itália dedicado à indústria concebido e promovido pela IMM CarraraFiere esta chegando neste mês de março na sua 19ª edição e durante o evento cinco conferências importantes acontecem durante os dois dias de 17 e 18 de março.


Coloque na agenda:


- Dia 17 de março h 10h30 na Área de Eventos Pad. C ASSONATConcessões estaduais

Regime de concessão de marinas na véspera da aplicação da lei europeia Bolkestein


Organizado pela Assonat, Associação Nacional de Portos de Desembarque e Turísticos, membro do Confcommercio

ORADOR Luciano Serra, presidente da Assonat

TEMAS Boats não é apenas grandes iates, mas sobretudo grandes frotas de pequenos barcos. O papel dos portos turísticos no patrimônio do Estado, desde os pontos de atracação até os portos. Os portos turísticos como valor no território e atratividade de diferentes tipos de turismo. Em Bolkestein não existe porto turístico, pois são construídos sobre a água, mas as marinas estão sujeitas ao regime de concessão que será revisto para coincidir com a candidatura de Bolkestein.


- 17 de março: 14h30 - 17h00 - Área de Eventos - Pad. C

Tendências em design de iates, novas tipologias, layouts e móveis para os iates de amanhã.


Conferência sobre tendências de design de iates, em conjunto com o MYDA (Millennium Yacht Design Award), prêmio da Seatec para designers profissionais e iniciantes.

Palestrantes:

Davide Cipriani, proprietário da Centrostiledesign, patrocinadora da edição 2022 da Myda;

Andra Ratti , diretora do Master in Yacht Design do Politecnico di Milano;

Ivan Zignego , professor do Centro Universitário Náutico de La Spezia;

Marco Amadio , diretor do Mestrado em Yacht Design do Instituto Quasar em Roma;

Sergio Buttiglieri , diretor do Escritório de Projetos Sanlorenzo.



- 18 de março h 10:00 - 11:30 - Área de Eventos Pad. C

Meio Ambiente

Reciclagem de materiais compósitos e ciclo de reutilização


Palestrantes Laura Saviano, cofundadora e gerente geral da Korek, empresa toscana que desenvolveu um processo de recuperação de resinas e fibras utilizadas em materiais compósitos, principalmente para o setor náutico. Um sistema de reciclagem também adequado para grandes volumes de resíduos e economicamente sustentável. A planta piloto já está ativa. A disseminação da tecnologia é essencial para eliminar o GFRP de aterros e incineradores por meio da recuperação da fibra de vidro e da resina. Fabio Bignonini, Diretor de Operações da Northern Light Composites, apresentará o primeiro protótipo do ecoracer, o barco esportivo reciclável projetado por Matteo Polli com o objetivo de aliar desempenho e sustentabilidade. Ecoracer, um barco de 7,69 metros construído com a tecnologia rComposite da nlcomp: matriz termoplástica, fibras de linho para casco e convés e núcleo reciclável Atlas pela NMG Europe, premiado no último Genoa Boat Show com o Design Innovation Award.


- 18 de março 11h30 - 13h00 - Área de Eventos Pad. C

Canoagem e deficiência. É possível uma pessoa com deficiência navegar sozinha no barco?


Palestrantes:

Marco Rossato , um deficiente que navegou pela Itália na companhia de seu cachorro;

Eleonora Delnero , alpinista e entusiasta do caiaque;

Andrea Nocellin , designer da Revolve Air, uma cadeira de rodas com design revolucionário e feita de compósito de carbono, que será produzida em uma pequena série a ser testada pelos usuários.


- 18 de março h 14:00 - Área de Eventos - Pad. C

Sustentabilidade

Propulsão e combustíveis alternativos e mais ecológicos


Palestrantes

Barbara Amerio , proprietária da Permare, que desenvolveu um sistema híbrido com a Volvo para seus superiates Amer 100 e 120

Paolo Bertetti , diretor de pesquisa e desenvolvimento da Sanlorenzo que tem em produção um megaiate de 50 metros que contém um sistema de geração de células de combustível

H2O , que produziu um veleiro de 10 metros (navio) com uma hélice elétrica alimentada por um gerador de célula a combustível com hidrogênio contido no bulbo

Sealence , que produz o motor a jato elétrico DeepSea para ser aplicado fora do casco

Pierpaolo Antonioli , CEO da Punch, que está desenvolvendo um sistema para usar hidrogênio como combustível nos atuais motores a diesel

Fincantieri , que relata a experiência do motor de célula de combustível aplicado no submarino U-212° que, apesar de ser uma aplicação militar, obviamente coberta por confidencialidade, contém alguns detalhes técnicos da aplicação que também podem ser compartilhados com o mundo das embarcações de recreio.


A Seatec é mais uma excelente oportunidade para se fazer negócios e ver as novas tendencias do mercado náutico global.


Serviço:

Dias 17 e 18 de março de 2022

Local: Carrara - Itália

Site: www.sea-tec.it


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Seatec