top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Dia clássico de regata na Semana Internacional de Vela de Ilhabela



No terceiro dia de competições da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizado nesta quarta-feira (26), os velejadores foram presenteados com condições clássicas da modalidade: ventos de média intensidade e um sol escaldante de quase 30 graus em Ilhabela (SP).


As três raias montadas na Ponta das Canas, no norte da ilha, foram palco para as emocionantes regatas barla-sota (entre boias) para todas as classes, exceto Multicasco, Clássicos, RGS e Bico de Proa.


As disputas se mantiveram acirradas em todas as categorias, desde a largada até a linha de chegada, exigindo dos velejadores habilidade e precisão nas manobras em meio às barla-sotas. A diversidade de participantes, desde os mais experientes e profissionais até os estreantes e amadores, adicionou um toque especial ao evento.


Sérgio Vinícius, do barco Bico de Proa "For Sale", destacou a beleza do dia: ''Estava um dia lindo, céu limpo, entrou um vento na medida, 10 nós, variou pouco. A raia estava com muitos veleiros e bem montada. Todas as tripulações se divertiram muito. E a grande sacada do Bico de Proa é isso, né? Diversão com os amigos, buscando sempre ganhar, mas é uma diversão.''


A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é caracterizada pela participação de tripulações que combinam velejadores experientes com atletas mais jovens, proporcionando um ambiente enriquecedor e de aprendizado mútuo.


O clima favorável e os ventos consistentes contribuíram para o sucesso do evento, que é reconhecido como o maior da América do Sul na modalidade oceano. Kasuo Miyake, integrante do barco Atrevida, homenageado por completar 100 anos, ressaltou a importância desse encontro:


''O dia foi perfeito, realmente maravilhoso! É incrível como a gente tem um inverno dessa temperatura! A beleza que a gente tem aqui, esse evento, a sua organização deste evento fazem a diferença.''


Mario Buckup, velejador experiente com duas Olimpíadas e quatro Pan-Americanos, também compartilhou sua empolgação com a Semana de Vela de Ilhabela: ''Ilhabela é muito boa para velejar e reúne os melhores do Brasil. Sem dúvida, eu acho que o top da vela está aqui. É sempre uma grande emoção, esse número 50. Eu espero chegar até ano que vem para participar dessas regatas.''


Na categoria ORC, o barco Crioula manteve a liderança, com uma vantagem de 6 pontos sobre o argentino Sandokan, 8 pontos sobre o Phoenix e 10 pontos sobre o Phytoervas. Embora tenham perdido a invencibilidade na SIVI, os atuais campeões continuam competitivos.


Os resultados oficiais de todas as classes podem ser encontrados em: https://sivilhabela.com.br/resultados/


Para a quinta-feira (27), a previsão é de ventos entre 10 e 12 nós, com rajadas de até 20 nós. As temperaturas devem cair um pouco no final da tarde em Ilhabela (SP), e as regatas estão programadas para começar a partir das 12h.


foto: matias capizzano






Comments


bottom of page