top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Copa da Juventude começa neste domingo (29) no YCSA



Com mais de 100 atletas participantes em cinco classes, sendo ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Fórmula Kite, a Copa da Juventude 2023 começará neste domingo (29), na raia da Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP).


A edição deste ano terá apoio do YCSA – Yacht Club Santo Amaro, com ações de plantação de árvores e palestras para os atletas.

Oficialmente, as regatas terão início na terça-feira (31), mas no domingo (29) a CBVela irá realizar a primeira palestra cujo tema é ‘A importância da preparação física’, às 18h. Na segunda-feira (30), a ação ‘Menos carbono e mais árvores’, será feita no Parque Ecológico do Tietê, às 9h.


Segundo a organização, a competição será uma excelente oportunidade para jovens atletas se desafiarem em busca de evolução em suas classes.

”Já estamos trabalhando bastante visando a Copa da Juventude 2023. O YCSA é um clube com uma ótima estrutura e terá todas condições para os competidores treinarem e participarem do campeonato. A raia do Guarapiranga é muito técnica, com a necessidade de muita atenção para velejar”, explicou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.


”Temos novos nomes, como o atleta do YCSA Gustavo Kiessling, que conquistou o título do ILCA 6 na Copa Brasil de Vela, com apenas 14 anos. Acredito que será muito equilibrado o nível em todas as classes. Muitos atletas estão saindo do Optimist e vão chegar com muita vontade de mostrar sua capacidade de velejar”, afirmou Böddener.


A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento – SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.


As inscrições para a Copa da Juventude já estão abertas no site oficial da CBVela: https://www.cbvela.org.br/. Além das inscrições, os velejadores conferem todos detalhes da competição no site do YCSA: https://ycsa.com.br/especiais/copa-da-juventude-2023.


Sobre a CBVela


A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.


bottom of page