Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Começou a DISCOVERIES RACE 2022, a Corrida dos Descobrimentos.

Partindo de La Coruña e segue para Portosín e Porto.

A III Corrida dos Descobrimentos já é uma realidade. a cidade de La Coruña foi a partida desta que será a mais longa até agora, com um percurso de mais de 1.000 milhas e que terminará somente em 7 de agosto em Las Palmas de Gran Canaria.

A primeira etapa será de 89 milhas, a mais curta das cinco pernas, terá Portosín como final, uma navegada noturna para começar a abrir o apetite será onde a frota deverá chegar durante a manhã desta quarta-feira.


A segunda etapa, de 108 milhas, começa na quinta-feira e termina no Porto.

Cinco barcos partiram esta tarde com a Torre de Hércules como testemunha direta de uma regata oceânica em etapas que une fraternalmente Espanha e Portugal através do mar e da vela.


Apenas um barco dos participantes da edição deste ano pode tornar-se o único, sem conseguir completar todo o percurso, a ter feito a viagem para entrar nas três edições. Trata-se de Proteína 65 (CN de Sada) de Manuel Batallán, um Bavaria 49 Cruiser, primeiro campeão ORC em 2017 e vice-campeão em 2019. Manuel Batallán comentou antes da largada, “estamos muito animados. Para nós é a nossa terceira Corrida dos Descobrimentos, espero que não demore muito” , comentou.


Manuel Batallán - Proteína 65 (CN de Sada)


Outro Veleiro 0 Künga (CN Punta Lagoa) do Comandante Jorge E. Mallo, é um Sun Odyssey 45, que venceu a primeira edição no Open, mas não esteve na segunda, e agora pretende buscar e repetir a vitória.

Comandante Jorge E. Mallo - Künga


Comandante Jorge E. Mallo definiu a Corrida dos Descobrimentos como “ uma regata em que se junta desporto, amizade e novos desafios”.


O Swing de José Augusto Araújo (Centro Treino Mar), um Grand Soleil 50, foi o vencedor absoluto da segunda edição, levando os troféus ORC e Fernão de Magalhães.

O barco de Funchal e o de Sada prometem uma luta aguerrida pela vitória na edição deste ano.


José Augusto Araújo - Swing


Quem estreia é o Buen Vino Tinto (RCN Madrid) de Antonio Arenas e comandado por Luis Martín, o maior barco da largada da Corunha. É um Villiceli 65, que em comprimento e tripulação, um dos mais impressionantes da frota.


Manuel Blanco - Salseiro


Embora o que tem mais possibilidades de ganhar seja outro dos estreantes, o Salseiro de Manuel Blanco (RCN La Coruña), um Delher 44 SQ, o barco mais preparado para regatas de todos, e um dos clássicos nas regatas costeiras do circuito de alta velocidade a nível de cruzeiros na Galiza, e que este ano decidiu velejar em altura na Corrida dos Descobrimentos.

Luis Matín - Buen Vino Tinto


Luis Martín comentou que “faremos as etapas peninsulares: La Coruña, Portosín, Porto e Sines” e acrescentou que “é a nossa primeira experiência na Corrida dos Descobrimentos” e quis agradecer “à Associação Europeia de Vela pela organização de uma regata muito complexa pelas numerosas etapas e pela sua duração, que é de três semanas”.


A frota partiu pontualmente às 16h00 de La Coruña e o prazo de chegada a Portosín é às 22h00 desta quarta-feira.


A largada teve uma bóia de demarcação no local da partida, com Künga liderando e seguido de Swing, Salseiro, Bom Vinho Tinto e Protein 65, iniciando assim as primeiras milhas, de um total de 89, com ventos de sudoeste e velejando a caminho para enfrentar a primeira noite onde há previsão de ventos e contra o ventos, o que promete uma noite movimentada entre as tripulações.


Confira o Calendário e as rotas:

  • 19 de julho (terça-feira) – 16h00 – Partida de A Coruña/Galiza para Portosín/Galiza. Distância 89 milhas. Tempo para DNF 18 horas. Velocidade mínima estimada: 3 nós.

  • 20 de julho (quarta-feira) – 22h00 – Chegada limite a Portosín / Galiza.

  • 21 de julho (quinta-feira) – 15h00 – Partida de Portosín para Porto / Portugal. Distância 108 milhas. Tempo para DNF 21 horas. Velocidade mínima estimada: 3,9 nós.

  • 22 de julho (sexta-feira) – 12h00 – Chegada limitada ao Porto / Portugal.

  • 24 de julho (domingo) – 17h00 – Partida do Porto para Sines / Portugal. Distância 209 milhas. Tempo para DNF 41 horas. Velocidade mínima estimada: 3,8 nós.

  • 26 de julho (terça-feira) – 10h00 – Chegada limitada a Sines/Portugal. 28 de julho (quinta-feira) – 18h00 – Partida de Sines com destino ao Funchal/Madeira. Distância 508 milhas. Tempo para DNF 112 horas. Velocidade mínima estimada: 4 nós.

  • 02 de Agosto (terça-feira) – 10h00 – Chegada limitada ao Funchal/Madeira. 04 de Agosto (quinta-feira) – 19h00 – Partida do Funchal para Las Palmas de Gran Canaria / Canarias Distância 282 milhas. Tempo para DNF 62 horas. Velocidade mínima estimada: 4 nós.

  • 07 de agosto (domingo) – 09 horas – Chegada limitada a Las Palmas de Gran Canaria / Ilhas Canárias.


Acompanhe tudo através do site https://pt.regatadiscoveriesrace.com/


Por: Redação Mundo Mar

Videos: Tactic Audiovisual

Fotos: Manuel Hermida

Informações: Cofradia Europea de la Vela