Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Charitas de Niterói recebe VelaShow a partir de sexta-feira



O VelaShow 2022 será realizado de 20 a 22 de maio no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), tradicional local para a prática da modalidade no Brasil.


O evento 100% dedicado à vela terá exposição com as maiores novidades do mercado, regatas e palestras. A feira é também uma plataforma de comunicação e negócios exclusivamente voltada para a modalidade no Brasil.


A organização do evento já monta as instalações no clube, que receberá mais de 50 representantes de marcas relacionadas ao mundo náutico, como estaleiros, veleria, empresas de charter, embarcações expostas e outros. A Regata VelaShow também está confirmada na edição deste ano para promover interação dentro e fora d'água entre os velejadores.


O VelaShow tem como propósito proporcionar aos expositores e visitantes um encontro de tendências, inovações e tudo aquilo que o setor da vela náutica tem de melhor em produtos, serviços e treinamentos para velejadores a apaixonados pelo mar.

''A expectativa para o VelaShow é muito boa. Espero que o púbico náutico, especialmente o segmento vela, prestigie o evento. Entretanto, diferentemente de uma instalação de Marina, o Clube com os seus diversos segmentos de sócios, precisa continuar funcionando, o que limita os espaços. É um desafio interessante. Tenho certeza que o evento será um sucesso'', explicou Marco Antônio de Azambuja Montes, comodoro do CNC.


Fundado em 1983, ocupando uma área de 57.480m², o CNC oferece aos seus associados as melhores instalações que um clube pode ter, sendo uma das melhores opções de Niterói (RJ) para o lazer, descontração e atividades esportivas.


Grandes nomes da vela nacional passaram e passam pelo Clube Naval Charitas, incluindo o atual campeão brasileiro de Finn e vencedor da Star Sailors League 2018, Pedro Trouche. A flotilha de Niterói também é uma das mais presentes em eventos de base da vela, como a classe Optimist. Em março, o CNC sediou o 1º Training Camp de Vela organizado pela CBVela para os mais jovens.


O Departamento Náutico do Clube Naval funciona segundo as orientações do Clube Naval, sob o comando de um Presidente eleito pelos sócios. Dessa forma, o comandante Montes assumiu a comodoria para continuar o trabalho de seus antecessores. ''O que prometo é trabalho e dedicação para o bom funcionamento do Clube''.


''Os clubes náuticos formam o futuro da Vela Brasileira, principalmente com as Escolas de Vela na classe Optimist. Ali, muitos jovens, meninas e meninos, aprendem a saudável competição esportiva, onde o mais preparado vence. Mesmo os que não se tornem atletas, aprenderão a conhecer, a respeitar o mar e preservar o meio ambiente. Esse é o grande aprendizado para essa geração, que conduzirá os destinos do Brasil, país náutico por vocação e necessidade'', reforçou o comandante Marco Antônio Montes.


O evento VelaShow teve sua estreia em 2019 no Centreventos de Itajaí (SC), no mês de abril. Os organizadores tiveram uma resposta positiva no mercado do Brasil na vela após o sucesso da edição catarinense, que só não teve sequência depois por causa da pandemia de COVID-19. A equipe da Cardoso Almeida, responsável pela feira, aposta no fator Rio de Janeiro para receber mais visitantes. A região é um eixo importante de negócios náuticos.


Texto: On Board Sports


Foto: Fred Hoffmann