A 12ª edição da Copa Brasil de Vela, que ocorrerá de 14 a 19 de outubro em Ilhabela (SP), marcará a terceira vez que o evento neutraliza suas emissões de carbono. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), a iniciativa fortalece o projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê, localizado na capital paulista.
Com mais de 600 árvores nativas da Mata Atlântica já plantadas, o projeto é fruto das ações de neutralização de carbono promovidas por eventos da vela, reforçando o papel do esporte na preservação ambiental.
Além da compensação de carbono, a competição reafirma seu compromisso com a sustentabilidade através de atividades de conscientização ambiental e ações de limpeza de praias durante as provas.
A Copa Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em colaboração com a Prefeitura de Ilhabela, a Escola de Vela Lars Grael e a Federação de Vela do Estado de São Paulo. O evento conta com o apoio de patrocinadores oficiais, incluindo Avène, QS Tributos e OceanPact.
Segundo o IBDN, eventos de vela organizados pela CBVela e outras iniciativas, como equipes de velejadores e atletas individualmente, já neutralizaram emissões de gases de efeito estufa com o plantio de 665 árvores no Parque Ecológico do Tietê. Exemplos dessas ações incluem o Campeonato Brasileiro de 420 (2021), a Copa Mitsubishi (2021) e o Mundial da Juventude de Búzios (2023), além das edições anteriores da Copa Brasil de Vela.
''Este ano, a Confederação segue firme em seu compromisso com a sustentabilidade, alinhada às práticas de redução e neutralização de emissões de gases do efeito estufa. É uma prioridade que as nossas competições sigam esse caminho, minimizando o impacto ambiental e colaborando para colocar na pauta do esporte da vela os temas das mudanças climáticas e da preservação da vida terrestre e dos oceanos'', afirmou Sandra Di Croce Patrício, diretora de sustentabilidade da CBVela.
O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, destacou a relevância dessas medidas para o futuro da modalidade: ''A vela tem uma conexão natural com o meio ambiente. Assumir a responsabilidade de neutralizar nossas emissões é parte de um esforço maior em prol da sustentabilidade e do legado que queremos deixar para o esporte e para as futuras gerações.''
Comments