top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Campeonato Norte Nordeste de Optimist será decidido no domingo


O Campeonato Norte Nordeste de Optimist será decidido neste domingo (5), no Yacht Clube da Bahia (YCB), em Salvador (BA). A competição reúne mais de 150 jovens velejadores da categoria de introdução à modalidade.


O evento vale as últimas vagas para torneios internacionais de OP como Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático.


As disputas finais na Baía de Todos-os-Santos ocorrem a partir do início da tarde e os vencedores entre os Veteranos e Estreantes estão praticamente definidos segundo a tabela de classificação.


O atleta do Iate Clube do Rio de Janeiro Eduardo Backheuser tem vantagem confortável na liderança, na frente dos companheiros de clube Henrique Lucena e Manuel Bragança.


Entre os estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão do Cabanga Iate Clube de Recife (PE) mantém média excepcional na ponta. Atrás estão Arthur Elpídio de Almeida Alves e Rafaela Gagno, ambos do Yacht Clube da Bahia.


No Ranking Brasileiro de Op, Eduardo Essinger Backheuser, Arthur Back e Joana Freitas, que também disputam as regatas no YCB, são os mais bem colocados.


''Ao longo desta semana, temos testemunhado os jovens talentos da vela dando o seu melhor nas águas da Baía de Todos-os-Santos. Cada velejador demonstrou habilidade, determinação e paixão pelo esporte, fazendo deste evento uma verdadeira celebração da vela'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.


''Temos o privilégio adicional de servir como seletiva do time Brasil. Os atletas que terão a honra de representar o nosso país nas competições internacionais da temporada sairão daqui ainda mais bem preparados''.


O Campeonato Norte Nordeste de Optimist tem a parceria do CBC - Comitê Brasileiro de Clubes e a Optibra - Associação Brasileira dos velejadores da classe Optimist.


Sobre a CBVela


A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.


A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.


Sobre o VelaID


Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.


Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br


Foto: Gabriel Martins


 

Comments


bottom of page