top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Campeonato Brasileiro de Vela começa no Rio de Janeiro (RJ)



A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Vela teve início nesta quarta-feira (14), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). Velejadores de oito classes escolheram seus tripulantes para disputar as regatas barco contra barco até a próxima sexta-feira (16) nas raias da Baía de Guanabara.


A Confederação Brasileira de Vela – CBVela, organizadora do evento, forneceu os veleiros J24 para as equipes. Os barcos são iguais para todos os times, o que garante que o campeão saia pela habilidade dos atletas.


As classes 49er, 470, Dingue, GVEN, J24, J70, Ranger 22 e Snipe mandaram representantes para o Campeonato Brasileiro de Vela. Das oito equipes, quatro têm representantes mulheres. Destaque para Juliana Duque, campeã brasileira e bi mundial de Snipe, além de representantes da vela jovem como Luísa Gandolpho e Rafael Sales.


”É preciso enaltecer o número de velejadoras mulheres envolvidas com o campeonato. Cada vez mais as atletas estão buscando seu espaço e nosso papel é incentivar. Esse número é muito relevante para a vela feminina”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.


A forma de disputa terá série eliminatória em grupos, semifinal e final. Cada equipe deverá disputar pelo menos quatro regatas na fase eliminatória. O campeão receberá o troféu Eduardo Souza Ramos, em homenagem a um dos maiores nomes da modalidade.


O evento tem como objetivo definir o timoneiro campeão nacional de cada temporada. Cada classe olímpica e pan-americana escolheu seu capitão, que por sua vez montou sua equipe para correr as regatas em estilo match, num cenário parecido com a SSL Gold Cup.


Comandantes

Luisa Gandolpho – 470

Eduardo Mendes – Ranger 22

Renato Cunha – J70

Luiz Freire – GVEN

Caio Bailly – J24

Juliana Duque – Snipe

Rafaela Sales – 49er

Karla Luz – Dingue


A organização é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e Marina da Glória.


Sobre a CBVela


A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Comments


bottom of page