top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Campeões do Norte Nordeste de Op definidos no YCB



O Yacht Clube da Bahia (YCB) organizou, de 1º a 5 de maio, o Campeonato Norte Nordeste de Optimist. O evento, que vale vagas na Equipe Brasileira de Vela da categoria para disputas internacionais, foi decidido neste domingo (5), em Salvador (BA).


A competição reuniu mais de 150 jovens velejadores da categoria de introdução à modalidade. Os estados da Bahia, Brasília, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina foram representados.


Os donos das últimas vagas para torneios internacionais de OP como Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático serão anunciados pela Optibra - Associação Brasileira dos Velejadores da classe Optimist  nos próximos dias.


O YCB recebeu todos os velejadores e familiares no clube, dando suporte dentro e fora da água aos competidores, que em sua maioria são de 7 a 15 anos de idade. O campeonato teve a parceria do CBC - Comitê Brasileiro de Clubes, da Optibra e da CBVela - Confederação Brasileira de Vela.


O atleta do Iate Clube do Rio de Janeiro Eduardo Backheuser dominou o campeonato de ponta a ponta. Na súmula final de 12 regatas fechou com 20 pontos contra 52 do vice-campeão e companheiro de clube Henrique Lucena. Também do ICRJ, Manuel Bragança somou 66. Entre as meninas, a melhor foi Joana Freitas.


''Tive um desempenho muito bom, estou feliz com minha performance. Eu treino muito e pude mostrar isso nas regatas. Foi um dos melhores campeonatos da minha vida, dedico ao meu irmão, minha família e ao meu treinador Tijolo''.


Entre os estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão do Cabanga Iate Clube de Recife (PE) foi a campeã, seguida por Arthur Elpídio de Almeida Alves e Rafaela Gagno, ambos do Yacht Clube da Bahia. 

 

No Ranking Brasileiro de Op, Eduardo Essinger Backheuser, Arthur Back e Joana Freitas, que também disputaram as regatas no YCB, são os mais bem colocados.

Presente no Yacht Clube da Bahia, a medalhista olímpica Fernanda Oliveira foi acompanhar a filha Roberta de Oliveira Horn Mirim, representante do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre (RS). Beta, como é chamada, ficou em 64º lugar.


A mamãe Fernanda não tirou o olho da guria e acompanhou a jovem em todas as regatas em Salvador (BA). ''A vela começou como hobby e virou profissão! Agora acompanhar minha filha é muito especial. Eu vou todos os dias com ela na água para que ela se sinta segura'', disse Fernanda Oliveira, que foi bronze em Pequim 2008 na classe 470 ao lado de Isabel Swan.


Sabia que você também pode patrocinar o esporte do Yacht Clube da Bahia?


Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.


Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9112 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.


Sobre o Yacht Clube da Bahia


O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.


Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.


O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador - Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.


Foto: Ícaro Cerqueira

 

 

Comments


bottom of page