top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Brasileiros ficam em segundo na ORC em evento de ponta na Itália



Neste fim de semana, o TP52 Blue Carbon garantiu o segundo lugar no Campeonato Mediterrâneo de ORC, uma competição tradicional na modalidade, realizada em Piano di Sorrento, na Itália.


Mauro Dottori, diretor de Vela do YCI e vencedor da Semana Internacional de Vela de Ilhabela na classe C30, uniu-se aos capitães Fábio Cotrim, Luciano Secchin e Luís Staub para alugar o barco espanhol e participar da competição ORC.


A tripulação também contou com diversos expoentes da Vela brasileira: Bento Albuquerque, Toni Guiu, Filipe Fuertes, Jorginho Zarif, Juninho Jesus, Nacho Giammona, Luquinha Fábio Rodrigues, Fábio Pilar, Alexandre Marin, Alfredo Rovere e Domi Knuppel.


O título do Campeonato Mediterrâneo de ORC foi conquistado pelo TP52 Beau Gest (Hong Kong), de Kwok Karl, e a terceira colocação ficou com o argentino From Now On, um Swan 45.


''Apresentamos uma performance consistente e alcançamos a segunda colocação com um barco antigo - porém excelente. Como dizia Ayrton Senna quando competia na F1 pela Lotus Cammel em 1987, quem não possui cavalos, segue com os burros mesmo. Realizamos um trabalho admirável e fomos reconhecidos. Um belo campeonato'', relatou Mauro Dottori.


Foto: Carlo Borlenghi


Os velejadores agora voltam às atenções para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que chega à sua 50ª edição de 22 a 29 de julho. O comandante Mauro Dottori vai liderar o Phoenix ao lado de Fábio Cotrim. Já o capixaba Luciano Secchin tentará voltar ao título da SIVI com o +Bravíssimo e Luís Staub buscará o pódio na HPE25.


Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela


Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.


Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.


A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.



bottom of page