Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Brasileiro Matheus Isaac é campeão do IQFoil Games de Cádiz (ESP)


O paulista Matheus Isaac conquistou neste domingo (12) o título da etapa espanhola de Cádiz do IQFoil Games. O atleta de Ilhabela (SP) dominou o campeonato desde seu início e confirmou o favoritismo nas provas finais, onde só o resultado final contava para a configuração do pódio.


A prova teve Ángel Granda (Espanha) em segundo e Ling Yeung (Hong Kong) em terceiro. Das 15 regatas do cronograma, o brasileiro venceu nove, incluindo a medal race. Ao todo, 34 velejadores correram em Cádiz e Matheus Isaac era o único no masculino.


O velejador de 27 anos participou de cinco eventos durante a pré-temporada na Europa e ficou entre os três primeiros em quatro deles. Antes de Cádiz, o representante brasileiro na prancha ficou com o vice do iQFOiL International Games de Lanzarote, também na Espanha.


A medalha de ouro consolida Matheus Isaac na liderança mundial da IQFoil, a nova classe olímpica para Paris 2024.


''Estou muito feliz pelo resultado, pois foi a minha primeira vitória no IQFoil Games! Velejei bem em praticamente todos os dias, liderando o campeonato todo. Na final ganhei a regata e o evento. Foi especial. Agora vou seguir treinando e melhorando para seguir bem nesse ciclo olímpico'', disse Matheus Isaac.


No feminino, a paulista Giovanna Prada ficou em 13º em Cádiz. O título ficou com a italiana Marta Maggetti.


A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) tem acompanhado os resultados dos jovens atletas de IQFoil visando Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile e a Olimpíada de Paris, em 2024. Matheus e Giovanna fazem parte do Programa de Alto Rendimento da CBVela.


Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.