No Mundial Júnior de Fórmula Kite 2024, realizado em Gizzeria, na Itália, o brasileiro Lucas Fonseca conquistou a medalha de bronze. O título foi para o suíço Gian Stragiotti, seguido pelo alemão Jan Voester, enquanto o tcheco Vojtech Koska terminou em quarto lugar.
As finais ocorreram no domingo, 7 de julho. Lucas Fonseca, de 18 anos, melhorou sua posição em comparação ao campeonato do ano passado na nova classe olímpica. O maranhense Bruno Lobo representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Fonseca comentou sobre seu desempenho: "Não foi o resultado que eu queria para o campeonato, então não estou terminando o campeonato satisfeito. Acho que a gente aprende com os erros, então há muitos pontos a serem observados e trabalhados. Claro, também há pontos positivos, mas acho que a princípio é isso. Foi um campeonato bom, e aprendi muito."
Marco Aurélio, presidente da CBVela, enfatizou a importância do investimento na vela jovem durante sua gestão. "Acreditamos que apoiar e desenvolver a base é fundamental para garantir o futuro da vela brasileira. Nosso foco tem sido proporcionar as melhores condições de treinamento e competição para nossos jovens atletas, e os resultados têm sido muito positivos."
**Programa Vivência Olímpica**
A 20 dias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que um grupo de 12 jovens atletas brasileiros participará dos Jogos de uma forma especial, incluindo Lucas Fonseca. Eles foram selecionados para o programa Vivência Olímpica, que os levará para Paris a partir de 27 de julho, um dia após a Cerimônia de Abertura.
Os jovens terão a oportunidade de experimentar a atmosfera olímpica, conhecer a vila dos atletas, visitar as instalações do Time Brasil e acompanhar competições, além de participarem de palestras e bate-papos com embaixadores, atletas e treinadores.
Juan Sienra, gerente de esportes da CBVela, destacou a importância do reconhecimento de Lucas: "Que notícia maravilhosa sobre o Lucas e sua nomeação para o Programa de Vivência Olímpica! Este é realmente um grande reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no Programa de Vela Jovem da CBVela desde 2018."
Sienra acrescentou que a estruturação desse programa tem sido fundamental para a renovação da vela brasileira, alcançando resultados expressivos tanto no esporte quanto na massificação da modalidade. A CBVela acredita que essa conquista é uma inspiração para todos os jovens velejadores e reforça a importância de continuar investindo no desenvolvimento do esporte.
@r_hajduk
Comments