top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Brasileiras seguem líderes do Mundial da Juventude de Vela



O segundo dia de regatas da 52ª edição do Mundial da Juventude ocorreu nesta terça-feira (12), em Búzios (RJ), com mais de 400 atletas de 19 anos de 62 nações.


As provas foram disputadas com vento sul de média intensidade de manhã e à tarde. Os brasileiros conseguiram bons resultados principalmente nas duas versões do 420.


Joana Gonçalves e Gabriela Vassel ampliaram a liderança no 420 feminino e Lucas Freitas e Victoria Back subiram para o terceiro lugar na versão mista empatados com os espanhóis Miguel Angel Hernandez e Alejandro Martin. A categoria teve ao todo quatro regatas no dia.


Líderes na 420, as jovens Joana Gonçalves e Gabriela Vassel somam apenas 3 pontos perdidos contra 12 das israelenses Maayan Shemesh e Emilie Louviot. As duas venceram a primeira regata e ficaram em segundo na seguinte.


Joana Gonçalves disse que a estratégia da dupla até agora foi velejar para ganhar, sem pensar em olhar a tabela. ”Conseguimos manter a média em um dia de regata difícil, com muito vento rondando e alternância de posição. Falta muita coisa ainda, é só continuar o que estamos fazendo, ficar calma e fazer a nossa regata. Não estamos com estratégia em questão de posição e sim pensando em ir pra frente em todas”.


Na 420 mista, Lucas Freitas e Victoria Back foram para o terceiro lugar ao lado dos espanhóis com 12 pontos perdidos. Quem lidera são os franceses Jean-Philippe Boudard e Zou Schemmel ao lado dos italianos Quan Cardi e Mattia Tognocchi. A classe 420 terá ao todo nove regatas.


A Energisa é a patrocinadora oficial da Equipe Brasileira de Vela Jovem na disputa do Mundial da Juventude de Búzios 2023 por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – Governo do Estado do Rio de Janeiro.


A marca francesa de dermocosméticos Avène é patrocinadora da CBVela – Confederação Brasileira de Vela. O acordo passa a valer a partir do mês de dezembro de 2023 e terá duração de 13 meses.



Resultados da Equipe Brasileira de Vela Jovem


420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back – 3º

420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel – 1ª

29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes – 5º

29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira – 19ª

Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck – 6º

ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli – 16º

ILCA 6 feminino: Valentina Roma – 18ª

Kitesurf masculino: Lucas Fonseca – 6º

iQFoil feminino: Sofia Rocha – 17ª


bottom of page