O Campeonato Mundial de Optimist, em Mar del Plata, Argentina, terá início neste fim de semana. A competição, que reúne 227 atletas de 52 países, segue até sábado (14), consolidando-se como um dos principais eventos da vela jovem mundial.
Além dos desafios técnicos, os jovens velejadores enfrentam condições de vento e mar exigentes em Mar del Plata, cenário que promete intensas disputas até o final da semana. A equipe brasileira começou com ótimos resultados após as duas primeiras regatas:
Arthur Back ocupa a segunda posição, enquanto Eduardo Backheuser está em sétimo. O líder é o argentino Lucas Andres Vogta. A jovem Joana Freitas, atual campeã brasileira geral e feminina, aparece em 15º lugar. Theo Sartor e Henrique Sasaki estão em 17º e 22º, respectivamente.
O Brasil é liderado pelo técnico Tijo e pela Team Leader Ana Barbachan, velejadora olímpica que atua como mentora e suporte técnico para a equipe.
''O Mundial de Optimist é uma vitrine do futuro da vela mundial. Ver o Brasil começando tão bem, com atletas entre os melhores do mundo, é motivo de orgulho e reforça o trabalho que temos realizado na base. Estamos confiantes no desempenho dessa equipe e certos de que eles representam o país com talento e dedicação'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
O Brasil tem um título mundial na classe, que foi obtido em 2021 por Alex Kuhl no Lago di Garda, na Itália.
A classe Optimist é uma das mais populares na vela mundial, sendo ideal para a iniciação ao esporte. Com 2,34 metros de comprimento, o barco é fácil de manobrar e oferece segurança para crianças e adolescentes de até 15 anos aprenderem os fundamentos da navegação em monotipos.
Além de ser uma embarcação ideal para iniciação à vela e de ótimo custo-benefício, o design do Optimist limita velocidades elevadas, reforçando a segurança durante o aprendizado. O veleiro, que suporta até 60 quilos, é adequado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, significa "otimista", refletindo o espírito de confiança e entusiasmo que a classe inspira nos jovens velejadores.
Foto: Matias Capizzano
Comments