Devido às condições meteorológicas marítimas presentes no Golfo de Trieste, a Comissão de Regatas, com base nas indicações da Capitania dos Portos e após consulta à empresa organizadora, avaliou o alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil e as previsões meteorológicas emitidas pelo Osmer para o hoje, domingo, 11 de outubro, foi decidido cancelar a Taça Outono - Barcolana 52.
A decisão foi tomada esta manhã, às 7h, dada a evolução do tempo de acordo com a previsão de Vento forte e a realização do alerta meteorológico emitido ontem pelas autoridades.
“ Diante das condições climáticas marítimas como as de hoje - comentou o presidente da Svbg, Mitja Gialuz - os velejadores reconhecem a necessidade de manter as equipes em terra e os barcos seguros. Temos trabalhado muito para tornar o evento seguro no que diz respeito aos aspectos de saúde, agora temos que responder da forma mais correta e de acordo com a lógica marinha e ao clima em cancelar a regata. É uma decisão difícil, mas necessária, que preserva todas as pessoas envolvidas na Barcolana e que respeita todas as tripulações familiares com pequenas embarcações que são o coração desta regata. Há algo de libertador no fato de o vento bater o Covid: ultrapassámos as dificuldades associadas à organização da Barcolana neste contexto e só o nosso elemento natural, o vento, nos deteve nesta edição”.
Os organizadores acompanharam a evolução das condições ao longo da noite, trabalharam no reforço das amarras, enviaram o rebocador ao mar às 4 da manhã e posicionaram as bóias de largada às 4h30 desta manhã: às 5h30 o rebocador foi colocado na altura da Bóia 1 com o objetivo de medir o vento naquela área estratégica do Golfo para a regata e a partir daí fornecer as informações necessárias para posteriores avaliações das condições do mar e do vento.
“ Como lembramos repetidamente nas últimas semanas - comentou o presidente Gialuz - Em julho passado, Sandro Chersi, um dos inspiradores pais da regata, grande especialista em previsão do tempo, nos deixou. Aqui, a ele dedicamos esta exigente escolha porque sabemos que teria aprovado e encerramos esta edição com as suas palavras: o bom marinheiro salva o barco e a sua tripulação na tempestade, o excelente marinheiro optou por não sair, e da janela olha o bom marinheiro no mar, na luta para salvar o barco e a tripulação. Sandro, nosso objetivo é sermos excelentes velejadores, como você nos ensinou ”.
A Barcolana é uma regata internacional histórica do iate clube Società Velica di Barcola e Grignano e acontece todos os anos no Golfo de Trieste no segundo domingo de outubro.
A Barcolana é uma das regatas mais concorridas do mundo e em 2018 teve recorde com a participação de 2.689 barcos.
Fotos divulgação Barcolana 2020
Quer ficar por dentro do Mundo Mar, faça sua inscrição aqui no site e receba as novidades em primeira mão.
Commentaires