top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Algebris 69F Cup tem novo campeão da Suíça

KATANA SAILING sobe no Ranking da temporada.


Treze corridas intensas em três dias em Portoroz, Eslovênia, para o quarto dos cinco Grandes Prêmios da Algebris 69F Cup 2023, organizado por Martina Portoroz. A cidade turística litorânea, em pleno verão, recebeu seis equipes de cinco nações com um belo tempo ensolarado e brisa leve, que parecia ter abalado o ranking. A frota, sempre interessada em enfrentar as condições, ainda assim aproveitou a navegação no modo deslocamento, mostrando suas habilidades táticas e estratégicas em algumas corridas da velha escola. O vento variou entre 6 e 8 nós, o suficiente para o 69F decolar em quase metade das 13 regatas finalizadas em Portoroz. O nível da frota melhorou significativamente, e cinco das seis equipes venceram uma regata cada, mas o melhor da semana foi sem dúvida o Katana Sailing da Suíça, vencedor da maioria dos prêmios diários de Melhor Pista, Velocidade Máxima , e Barco do Dia. Enzo Balanger, Jann Schupbach e Simone Salvà foram muito consistentes ao longo dos três dias de competição e sofreram poucas penalidades dos árbitros na água, Diego Yubero e David Maria Gosalbez.

“Acabamos de terminar a corrida, foi um campeonato com vento muito fraco, conseguimos a vitória e estamos muito felizes com isso, principalmente por terminar com seis corridas sólidas hoje. Esperávamos um pouco mais de vento, mas era isso que Aeolus queria para nós,” comentou Simone Salvà, visivelmente satisfeito, que recentemente ajudou a equipa espanhola SailGP a conquistar a sua primeira vitória no circuito como treinador. Mais de 10 pontos atrás do sempre melhor Team Antigua Barbuda, os Rum Runners, com Rocco Falcone, Alice Cialfi e Filippo Amonti, venceram quatro corridas neste fim de semana, provando que suas habilidades não se limitam ao modo foiling. “Chegamos no último dia em segundo, mas muito perto dos melhores barcos da frota, então o objetivo era mantê-lo suave, mantê-lo próximo aos outros. Começamos com um resultado muito ruim, mas felizmente voltamos devagar depois disso. Antes da última corrida, estávamos muito próximos em pontos de Katana e Groupe Atlantic. Conseguimos terminar em segundo e estamos felizes com isso. A equipe trabalhou muito, principalmente na última regata, e estamos contentes com o resultado”, disse o capitão Rocco Falcone. No último degrau do pódio, o CER – Banc du Leman, de Ville de Geneve, empatado em pontos com o Groupe Atlantic – vencedor das duas primeiras provas da Algebris 69F Cup – os suíços Morgan e Jeanlou Lauber e Luca Bertschy venceram o desempate por tendo menos pênaltis do que os franceses, que cobraram mais pênaltis do que qualquer outro. “Foi uma corrida difícil durante todo o dia, tudo esteve em aberto até à última corrida, é também por isso que estamos ainda mais felizes por chegar ao pódio e vamos dar tudo no próximo Grande Prémio,” comentou Morgan Lauber.

A classificação final:

  1. Katana Sailing (Suíça) - Skipper: Alexander De Weck, equipa: Enzo Balanger, Simone Salvà, Jann Shupbach

  2. Rum Runners (Antígua) - Skipper: Rocco Falcone, equipa: Filippo Amonti, Alice Cialfi

  3. CER - Banc du Leman / Ville de Genève (Suíça) - Skipper: Morgan Lauber, equipa: Jeanlou Lauber, Luca Bertschy

  4. Groupe Atlantic Sailing Team (França) - Skipper: Clément Cron, equipa: Louis Chambet, Valentin Sipan, Jessica Berthoud

  5. Marga (Itália) - Skipper: Alessandra Angelini, equipe: Matteo Pilati, Francesco Rubagotti

  6. Oceana Vivo (Grã-Bretanha) - Skipper: Zac Blomeley, equipe: Rosgo Banham, Sophie Otter

Com as cortinas fechando no GP4, não demorará muito até que eles abram para o Youth Foiling Gold Cup Act 4 em Torbole, Lago de Garda, de 21 a 27 de agosto, com mais de 15 equipes já inscritas. Logo em seguida, será a vez das meninas com a primeira Women Foiling Gold Cup em Gargnano, Lago de Garda. A Algebris 69F Cup, o único circuito aberto em monocasco de um projeto para tripulações, estará de volta a Puntaldia, na Sardenha, com o primeiro Campeonato Europeu 69F, de 22 a 24 de setembro.


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Marta Rovatti Studihrad - 69F Media

Comments


bottom of page