top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

ACATMAR: 14 anos de história e realizações em prol da Economia do Mar

A ACATMAR (Associação Náutica Brasileira) comemorou 14 anos de história


Considerados mundialmente pelo setor náutico uma das entidades que mais têm realizado ações com efetividade em prol do mercado da Economia do Mar.

Àqueles que ainda não à conhecem, a Associação que mostrou aos órgãos governamentais – e à população – um outro lado do setor, que gera empregos, renda, promove a inclusão social e trabalha para a plena sustentabilidade da atividade.


Neste período, diversas ações marcaram suas iniciativas. Exemplos não faltam, como o trabalho junto ao Governo Federal para a retomada gradual durante o auge da pandemia de Covid-19 – segmento que, em um primeiro momento sequer foi citado nos protocolos de saúde. Com agilidade, sugeriram regras de retorno, acatadas, em um primeiro momento, pelo Governo de Santa Catarina, sede do maior polo náutico do Brasil, para, em em seguida servir de modelo para demais estados da Federação, via Ministério do Turismo.



Somente esta iniciativa fez o setor crescer, colhendo frutos até hoje. Também não podemos deixar de falar sobre o trabalho para a continuidade do programa Pró Náutica, que estava em fase de finalização. Mas a ACATMAR mostrou a importância de sua sequência, alertando para os ganhos fiscais de Santa Catarina. Com esta garantia, mais empresas se instalaram no estado.


Sem qualquer soberba, mas, sim, agradecendo ao apoio dos seus associados, mais exemplos: a legalizações de marinas por meio do Projeto Marina Legal - com custos subsidiados, várias delas puderam estar em acordo com a Lei, sem mais correrem riscos de serem fechadas do dia para noite. Também foram vários cursos de capacitação para a mão de obra do setor, de estaleiros a marinas. O projeto Limpeza dos Mares que mostrou que a náutica não polui, mas ajuda a preservar o meio ambiente (até hoje foram retiradas mais de 128 toneladas do fundo dos mares, rios, praias e costões). A ideia chegou à Itália, onde a entidade irmã daquele país (Assonautica) realizou o projeto nos mesmos moldes do Brasil. O Limpeza dos Mares é conhecido hoje como o projeto de maior relevância neste quesito no país.



Mais exemplos? Eles tem: A ACATMAR representa o setor no júri nacional do Programa Bandeira Azul, auxiliando no reconhecimento deste certificado mundial de sustentabilidade. Agora, várias das suas marinas, praias e clubes associados são detentores do Blue Flag.


E não parou por ai. Durante sua trajetória foram vários os acordos internacionais que culminaram com novas aberturas de mercado e mais de 100 associados que tiveram a oportunidade com todos os custos subsidiados de conhecer mercados internacionais, participando de feiras e encontros B2B nos maiores centros e eventos da náutica no mundo.


A Realização de seminários, fóruns, palestras, visitas técnicas (internacionais e nacionais) e a participações nos mais variados conselhos auxiliaram com que o setor evoluísse de forma global. Também não faltou a doação de projetos variados para órgão públicos e também o auxilio técnico especializado em outros projetos que visam nosso fortalecimento.


A ACATMAR conquistou o respeito do poder púbico e de empresas e privadas, assim como da Marinha do Brasil, da Cofradia Náutica Europeia, que contempla mais de 35 Países e conta com a participação do Almirantado de varias Marinhas de outro Países, de Associações Náuticas de vários lugares do mundo – hoje parceiras para o fomento da Economia do Mar globalmente.

Nova diretoria


Neste aniversário foi eleita uma nova diretoria, que coordenará as ações pelos próximos quatro anos da ACATMAR associação, destacando o retorno a presidência de Leandro “Mané” Ferrari, eleito por unanimidade e que volta depois de um período licenciado por problemas de saúde, além de ter ocupado cargos públicos onde teve brilhante passagem como gerente de Infraestrutura Aquaviária do Estado de SC, diretor de Planejamento de Turismo de SC e presidente da SANTUR - Agencia de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina. Ferrari deixou um legado com ações e realizações concretas em cada uma destas áreas, com mudanças de paradigmas e ações em beneficio à todo o trade turístico.


"Temos ainda um mar de possibilidades, mas para isso precisamos avançar ainda mais em legislações favoráveis, em infraestruturas de apoio náutico, em capacitação e em qualificação. Também precisamos urgentemente de politicas publicas voltadas à Economia do Mar. Nosso papel é manter esta pauta em todos os governos – federal, estaduais e municipais."


"Sempre alertamos que esta economia impacta a industria, o comércio, o serviço e o turismo, revertendo em arrecadação, emprego e renda. A meta é inserir este viés em planos diretores." completa Mané Ferrari - Presidente ACATMAR


Que os bons ventos sigam favoráveis e que a ACATMAR possa continuar neste caminho de prosperidade e de ações concretas e resultados consistentes.


A nova Diretoria é composta por:


DIRETORIA EXECUTIVA gestão 2022/2026:

Presidente : Leandro Ferrari Lobo - "Mané Ferrari"

Vice-Presidente: Márcio Evangelista

Primeiro Secretário: Moacir Costódio Segundo Secretário: Roberto Deschamps

Primeiro Tesoureiro: Mauricio Ventura Segundo Tesoureiro: Hamilton F. dos Santos


CONSELHO DELIBERATIVO FISCAL:

Conselheiro: Alvaro Almeida Conselheiro: Alex Juk Conselheiro: Nerivaldo da Silva Conselheiro: Itala Maisto Ventre Conselheiro: Marcelo Brandão Conselheiro: Jackson Feubak


Por: Redação Mundo Mar

Fotos: Alan Khol




Commentaires


bottom of page