top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

4ª edição do Design Innovation Award

Evento aconteceu na Sala delle Grida do Palazzo della Borsa da capital da Ligúria.



O já consagrado e tão aguardada cerimônia do Prêmio de Inovação em Design que aconteceu durante esta semana do 63º Salão Internacional Náutico de Gênova.


Na sua 4ª edição, o Prémio instituído pela Confindustria Náutica e pela empresa organizadora I Saloni Nautici, ganhou rapidamente importância internacional, celebrando a excelência em todo o setor de iates, com foco específico em inovação, pesquisa e design, promovendo os expositores Salone Náutico apresentando e premiando seus produtos mais recentes e de última geração.

Stefano Pagani, Chefe do Departamento de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Associação Italiana iniciou a noite com um discurso de abertura, após o qual chamou ao palco Saverio Cecchi, Presidente da Associação Italiana da Indústria Náutica, Luigi Attanasio, Presidente da Câmara de Gênova. do Comércio, e Francesco Maresca , Vereador do Património, Portos, Mar e Pescas da Cidade de Gênova.

O Presidente Cecchi comentou sobre a intensidade dos dois primeiros dias do Salone Nautico, “O Governo está verdadeiramente à escuta da nossa indústria, interesse que culminou com a visita institucional da Primeira-Ministra, Giorgia Meloni.


A sua presença hoje foi um excepcional selo de aprovação e apoio, comprovando o valor que o Genoa International Boat Show representa e o do nosso setor como um todo, somos o principal produtor mundial de barcos com mais de 24 metros, os primeiros em unidades insufláveis ​​com mais de 10 metros. metros e o primeiro em equipamentos. Ultrapassámos o limiar dos 7,33 mil milhões, um recorde histórico, e estabelecemos mais um recorde para as exportações mundiais do setor. E isso graças aos nossos empresários, aos nossos gestores, aos nossos designers e aos nossos arquitetos. Mas gostaria também de mencionar os nossos artesãos que são responsáveis ​​pelos mínimos detalhes daquilo que produzimos. Precisamos trabalhar para reconhecer e incentivar o valor dos nossos artesãos, investindo mais em oportunidades de formação.


A nossa liderança mundial é também o resultado das iniciativas que levamos a cabo. Este é um prémio independente que a Confindustria Náutica fundou para aumentar a engenhosidade e a inovação das nossas empresas”.

Esta quarta edição do Design Innovation Award também contou com uma excepcional Presidente do Júri, Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile.Milano, a principal feira italiana de mobiliário e design em Milão: uma escolha que visa reforçar a ligação que existe entre dois aspectos da excelência Made in Italy, o Genoa Boat Show e o Milan Furniture Show, e os setores que representam. Dois eventos comerciais históricos que representam setores capazes de dialogar e influenciar entre si, criando oportunidades extraordinárias de contaminação produtiva.


Gostaria de agradecer ao Presidente Cecchi pelo incrível trabalho realizado no Genoa International Boat Show, que também foi transformado pelos novos canais de água criando uma ilha com o pavilhão desenhado por Jean Nouvel, remodelado e melhorado pela bela intervenção de Renzo Piano no Waterfront ”, afirmou Maria Porro em mensagem de vídeo,


A relação entre design, planejamento e navegação é forte, forjada pelo comprometimento. O trabalho desenvolvido pelo Júri foi muito intenso; um júri composto por especialistas excepcionais com o objetivo comum de identificar o rumo das novas tendências, inovações e novas belezas neste setor. A qualidade expressa pelos expositores e o nível de inovação são realmente muito elevados. Só encontro semelhanças entre o Genoa Boat Show e o Milan Furniture Show, eventos que nasceram mais ou menos nos mesmos anos, com uma forte orientação para a internacionalização e fortes ligações entre os dois setores que se cruzam e amplificam”.

Luisa Bocchietto, Membro do Comitê Diretor do Prêmio Design Inovação e coordenadora do Júri, abriu a cerimônia de premiação. “Gostaria de agradecer à Confindustria Náutica e a I Saloni Nautici que criaram este prémio em 2020 e que continuam a acreditar nele: o Prémio está a crescer para satisfação de todos. Gostaria também de agradecer a todos os membros do Júri que tanto trabalharam nos últimos dias e à Presidente Maria Porro: a ligação entre o Genoa Boat Show e o Milan Furniture Show creio que é uma oportunidade para todos”.


Este ano, mais de 80 produtos foram indicados para as 10 categorias da premiação, mais um aumento em relação ao ano passado. Os projetos vencedores foram selecionados por um Júri independente, composto por especialistas nacionais e internacionais de diferentes setores para garantir uma visão e avaliação absolutamente transversal.

Andrea Ratti – Diretora Executiva MSc. Yacht Design Politecnico di Milano, Silvia Piardi – Professora Honorária de Design Politecnico di Milano, Franco Michienzi – Diretor da Barche, Nabil Farhat – Diretor do The World of Yachts, Robin Edman – Designer e ex-presidente do Bureau of European Design Associations, Enrico Gollo – CEO da Ergo Design e presidente da ADI Liguria,Luisa Bocchietto – Arquiteta, designer e Membro do Comitê Diretor do DIA.


Aqui estão os vencedores do Prêmio Inovação em Design:


- LEVANZO 25 da Lilybaeum Yacht Srl para Barcos à Vela ou a Motor até 10m LH para espaços confortáveis ​​para o tamanho da categoria, com cuidado meticuloso na execução e acabamentos.


- DUFOUR 41 da Dufour para barcos à vela até 14m LH pelos interiores luminosos e bem desenhados combinados com um casco de alto desempenho que mantém o DNA do estaleiro.


- JEANNEAU YACHTS 55 by Jeanneau para Barcos à Vela com mais de 14m LH pela disposição original que permite usufruir dos seus espaços de forma flexível, num produto efetivamente industrializado.


- AR FANTASMA FRAUSCHER 1212da Frauscher para Lanchas até 14m LH para a interpretação pessoal e cativante do day-cruiser, realizada com maestria em termos de escolha de materiais e acabamentos.


- MAGELLANO 60 da Azimut para Barcos a Motor com mais de 14m de LH para um casco de dupla utilização que otimiza o consumo de combustível e reduz as emissões, com soluções de habitação que apostam na qualidade de vida a bordo.


- SX100 da Sanlorenzo para a categoria Superyacht acima de 24m LH pelo traçado original do design que continua a impressionar com novas soluções de comunicação com o exterior e um cuidado de qualidade excepcional.


- FOLHETO 36da Ribitaly Srl para a categoria Ribs graças à agradável interpretação da Rib de tamanho médio que integra todas as funções de bordo necessárias para uma utilização versátil.


- PRESTIGE M8 da Prestige para a categoria Multicascos graças a uma interpretação original do multicasco que proporciona espaços confortáveis ​​e um grande nível de navegabilidade.


- BF350 da Honda Motor Europe Ltd. Itália para Equipamentos e Componentes Náuticos, que se destaca pelas suas soluções electrónicas e mecânicas avançadas, optimizando a eficiência e o desempenho do motor.


- RADAR DOME GMR XHD3 E HD3 da Garmin Italia Srl para Onboard Software and Electronics que, ao implementar com sucesso a tecnologia magnetron, permite altos níveis de nitidez de imagem que tornam a navegação ainda mais segura.

Duas Menções Honrosas também foram atribuídas pelo Júri, uma à Northern Light Srl pelo ECORACER 30 ONE DESIGN por demonstrar o que significa pegar num protótipo e transportá-lo para a produção industrial, utilizando técnicas experimentais e materiais sustentáveis, e uma à Mediter Yachts Srl para o VELJA 43, um conceito inovador que reinventa o conceito de barco num tom mediterrâneo.

Também foi entregue o Prêmio Internacional Liguria , que premiou o cabo Oblò desenhado por F.lli Razeto e Casareto.


O Outstanding Innovation Prize desta 4ª edição do Design Innovation Award foi para a Bluegame pelo seu BGH , um design que aproxima ainda mais o mundo do iate da possibilidade de equilibrar desempenho e sustentabilidade.



Este ano, o Comitê Diretor do Design Innovation Award também decidiu conceder dois importantes Prêmios de Carreira Extraordinária para comemorar o 50º aniversário de dois estaleiros italianos emblemáticos, ambos comprometidos com esforços significativos de inovação em design e sustentabilidade.



Os prêmios foram conquistados pelo Gruppo Permare , estaleiro fundado em Sanremo em 1973 e conhecido pela produção de produtos inovadores e sustentáveis, e pelo Cantiere del Pardo , uma marca histórica que produz iates à vela e a motor premium desde 1973.


Por: Mundo Mar

Fotos: Mundo Mar


bottom of page