top of page

24ª Semana de Vela Argentario segue com clima perfeito e disputa acirrada

Mais um espetáculo da vela clássica no Mediterrâneo.

As águas do belíssimo Golfo de Monte Argentario, na Toscana, voltaram a ser palco de um dos mais tradicionais eventos da vela clássica mundial. A 24ª edição da Argentario Sailing Week segue encantando velejadores e público com condições de mar e vento quase perfeitas e a presença de embarcações de tirar o fôlego.


Organizada pelo Yacht Club Santo Stefano com o apoio institucional da Prefeitura de Monte Argentario e de renomados patrocinadores internacionais, a competição é parte do Campeonato Internacional de Iatismo Clássico do Mediterrâneo (CIM) 2025 e se firma mais uma vez como referência global na vela clássica e vintage.


O segundo dia de regatas foi marcado por ventos constantes de 270° a 12 nós no início das provas, chegando a 18 nós ao longo do dia, sob um mar calmo e um céu limpo e ensolarado. "É um dos lugares mais especiais para velejar no mundo", destacou o veterano velejador Peter Isler, cinco vezes participante da America's Cup e atual competidor a bordo do Spartan, vitorioso na categoria Vintage.


"Argentario é um ótimo lugar para velejar. Esta é minha segunda participação na Argentario Sailing Week com o Spartan, e a tripulação considera este seu lugar favorito no mundo. Cada destino é único, e aqui tudo contribui: o mar, o vento, a organização impecável e a atmosfera única", afirmou Isler.

Entre os vencedores do segundo dia, destacam-se:


  • Grandes Barcos: Hallowe'en (Inigo Strez – NZL)

  • Clássico IOR: Matrero (Rafael Pereira Aragão – ARG)

  • Clássico: Crivizza (Ariella Cattai – ITA)

  • Vintage: Spartan (EUA)

  • Marconi Vintage: Santana (Wendy Schmidt – EUA)

  • Cruiser: Barbara (Roberto Olivieri – ITA)

  • Espírito de Tradição-Aberto: Lulunikka (Roberto Lacorte – ITA)


Classificação geral após o 2º dia:

  • Grandes Barcos:

    1. Hallowe'en (NZL)

    2. Mariella (Antigua)

    3. Orlanda (ITA)

  • Clássico:

    1. Crivizza (ITA)

    2. Penélope (Marina Militare)

    3. Optimista (ITA)

  • Clássico IOR:

    1. Matrero (ARG)

    2. Encounter (FRA)

    3. Montombi (GBR)

  • Marconi Vintage:

    1. Leonore (GBR)

    2. Santana (EUA)

    3. Falcon (POR)

  • Vintage:

    1. Spartan (EUA)

    2. Rowdy (EUA)

    3. Chinook (EUA)

  • Cruiser:

    1. Barbara (ITA)

    2. Vistona (ITA)

    3. El Oro (GBR)

  • Espírito de Tradição-Aberto:

    1. Lulunikka (ITA)

    2. Freya (ITA)

    3. Rrose IV (GBR)


A programação segue com regatas neste sábado e domingo, encerrando com a cerimônia oficial de premiação.


História de paixão e tradição


Criada em 1992 como Le Vele d'Argento, a Argentario Sailing Week cresceu a cada edição, consolidando-se como um dos eventos mais respeitados no circuito internacional de iatismo clássico. Desde 1999 com seu nome atual, a regata combina excelência esportiva com cultura, hospitalidade e o charme da costa toscana.


Patrocinadores e apoios institucionais


O evento conta com o apoio institucional da Prefeitura de Monte Argentario, da Região da Toscana, da Província de Grosseto, da Marinha Italiana, da Associação Italiana de Vela Vintage e do Comitê Internacional de Iatismo Clássico Mediterrâneo (CIM). Entre os patrocinadores estão o grupo de hospitalidade Miramis (Qarlbo AB), Jefferies Group LLC, Banca Patrimoni Sella, ColleMassari Wine Estates, Mureadritta e Sea Dog-NYL FTS.

A competição também entrega o troféu especial "Voscià - Giancarlo Lodigiani", dedicado à memória do falecido presidente da Associação Italiana de Vela Vintage, ao melhor Yawl da competição.


A cobertura internacional segue no Mundo Mar acompanhando os próximos resultados e as emoções da reta final deste icônico evento mediterrâneo.


Por: Redação Mundo Mar

Foto cortesia: Marco Solari - Valerio Pollio

Kommentare


bottom of page